A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Marabá atuou de forma rápida e integrada no resgate de um filhote de cachorro arremessado da ponte Ana Miranda, sobre o Rio Itacaiúnas. A ação ocorreu na quinta-feira (16),durante atividades de fiscalização ambiental no período do defeso do pescado, por volta das 17h20, e contou com o apoio da Guarda Municipal de Marabá (GMM).
Somente no último ano, por meio da pasta de Bem-Estar e Proteção Animal, foram atendidas 292 denúncias de maus-tratos a animais em Marabá. O número coloca esse tipo de crime como o segundo maior volume de denúncias ambientais registradas pela secretaria, evidenciando a recorrência das ocorrências e a necessidade de vigilância permanente, fiscalização contínua e participação ativa da população no combate aos crimes ambientais.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Evandro Barros, destaca que a Semma, em conjunto com a Guarda Municipal, tem atuado fortemente nesse tipo de casos. “Buscamos identificar prontamente os fatos e adotar todas as providências legais junto aos órgãos competentes, reforçando o compromisso da gestão municipal com a proteção animal e a responsabilização dos infratores. Para isso contamos com o apoio da GMM e outros órgãos de segurança”, reafirma.
O resgate
O registro de rotina feito pelo Guarda Municipal Bezerra queflagrou o momento exato em que uma caixa foi arremessada da ponte Ana Miranda ao Rio Itacaiúnas. Ao alcançarem o objeto, agentes da GMM e fiscais da Semma constataram que se tratava de um filhote da raça Boiadeiro Australiano, que havia sobrevivido à queda.
Durante a operação, agentes ambientais identificaram o animal em situação de risco dentro do rio nadando para sobreviver. As equipes realizaram o resgate para preservar a vida do cachorro e evitar um possível óbito. Segundo Mateus Rocha, coordenador de Fiscalização Ambiental da Semma, a prioridade foi garantir a integridade física do animal e acionar os procedimentos legais cabíveis.
“Após o resgate, o cachorro foi encaminhado inicialmente à Semma, onde passou por avaliação de um médico veterinário do órgão. Diante da constatação de traumas, o profissional orientou o encaminhamento imediato para atendimento especializado”, conta Mateus.
O animal foi levado ao Hospital Veterinário da Faculdade Anhanguera, onde permanece hospitalizado, em observação e sob cuidados médicos. De acordo com a equipe veterinária, apesar dos ferimentos, o estado de saúde do animal é considerado estável.
Durante as avaliações, um veterinário reconheceu o filhote, informando que o animal já havia passado por consulta anteriormente e que necessitava de cirurgia. A principal linha de investigação aponta que o tutor possa ter tentado se desfazer do cachorro para não arcar com os custos do tratamento, o que reforça a suspeita de maus-tratos.
Paralelamente ao atendimento veterinário, a Semma acionou formalmente a Polícia Civil do Pará e iniciou investigação conjunta para apuração dos fatos. O caso foi registrado como crime de maus-tratos, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998, com agravamento previsto na Lei nº 14.064/2020, que estabelece pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda do animal, nos casos envolvendo cães e gatos.
A secretaria também utilizou suas redes sociais para solicitar o apoio da população, com o objetivo de obter informações que auxiliem na identificação do responsável pelo crime ou de possíveis testemunhas. Denúncias de maus-tratos podem ser registradas por meio do formulário de denúncias ambientais, disponível online . Também é possível entrar em contato pelo telefone (94) 99110-8283.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação
The post Semma: Filhote de cachorro é resgatado após ser arremesado da Ponte Ana Miranda appeared first on Prefeitura de Marabá .