A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial e da Secretaria de Administração, promove uma ação alusiva ao Janeiro Branco, com foco na saúde mental. A atividade ocorre nesta sexta-feira, dia 23/1, a partir das 8h30, no auditório Roberto Costa de Abreu Sodré, no Paço Municipal, e destina-se a servidoras públicas municipais.
Sob o tema: “Mulheres sobrecarregadas, mentes adoecidas: como se proteger emocionalmente?”, estão previstas falas da psiquiatra Silmara Bega Nogueira Caffagni e da psicóloga Fernanda Fallara, do Serviço Especializado de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SEESMT). A promotora de Justiça, titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rio Preto, Heloisa Gaspar Martins Tavares participa da ação.
A secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, Rosicler Quartieri ressalta a importância da troca de experiência, a partir da promoção do diálogo, e o fortalecimento das redes de apoio dentro do serviço público. “Falar sobre saúde mental das mulheres é reconhecer as múltiplas jornadas, responsabilidades e pressões que muitas servidoras enfrentam diariamente. A ação do Janeiro Branco nasce como um espaço de escuta, acolhimento e orientação, reforçando que o cuidado emocional não é um luxo, mas uma necessidade.”
A partir desta segunda-feira, dia 19, na sede da Secretaria da Mulher, PcD e Igualdade Racial, as servidoras terão momentos de autocuidado, relaxamento e cuidado com a saúde, com aulas de meditação, alongamento, ginástica laboral e aferição de pressão arterial.