A Prefeitura de Praia Grande tem uma meta definida para 2026: ampliar os serviços na área da Saúde e atingir a marca de 6 milhões de atendimentos. Para isso a Administração Municipal colocará em prática algumas ações e projetos ao longo de todos os meses do novo ano. Destaque para as inaugurações de modernas unidades, entre elas, o novo prédio da Nefro PG, voltado para o atendimento de pacientes diagnosticados com problemas de insuficiência renal e que são encaminhados via rede pública de saúde.
“Em 2026, a Praia Grande realizará 6 milhões de consultas, cirurgias, exames e demais procedimentos. Estive reunido com os técnicos da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade, analisamos os dados de 2025 e traçamos as metas para este novo ano. Os objetivos estão definidos e são claros: facilitar o acesso, reduzir filas e oferecer atendimento mais humanizado e eficiente. Vamos trabalhar dia após dia para transformar isso em realidade”, disse o prefeito praia-grandense, Alberto Mourão.
Como parte da programação de aniversário de 59 anos de emancipação político-administrativa de Praia Grande estão previstas as inaugurações do Complexo de Saúde da Aviação, que contará com a nova Usafa Aviação, a Academia da Saúde Aviação, o CEAS Mulher (para ampliar a atenção especializada à saúde da mulher) e ainda o CEAS Criança (reforçando o cuidado especializado e contínuo para crianças que demandam acompanhamento diferenciado, como prematuros, crianças com baixo peso, doenças raras ou quadros clínicos mais complexos).
Além disso, Praia Grande ainda ganhará a nova Nefro PG. O equipamento ampliará em até 60% os serviços prestados aos portadores de doença renal crônica e terapia renal substitutiva. O projeto da unidade foi planejado levando em conta modernas soluções e conceitos para propiciar o maior conforto possível e atendimento humanizado para quem utiliza o serviço. Um dos diferenciais diz respeito a acessibilidade, já que a unidade conta com elevador hospitalar.
Mais Projetos – Em breve, a Prefeitura lançará a construção do Centro TEA+, que vai ampliar e qualificar o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, síndromes e problemas neurológicos, fortalecendo a inclusão e o cuidado contínuo na Cidade.
Na Atenção Básica, a Prefeitura prosseguirá com o projeto de construção da Usafa Canto do Forte, dos novos prédios das Usafas Esmeralda, Vila Sônia, além das ampliações das unidades Vila Alice e Solemar, proporcionado aos moradores mais cuidado e agilidade nos atendimentos. Está prevista ainda a implantação de uma nova unidade de saúde na Tupi, esta exclusiva para atendimento aos servidores públicos.
A implantação de 19 academias da Saúde, sempre próximas às unidades de saúde é outra meta. Este ano, a Cidade também vai fortalecer o serviço odontológico gratuito, juntamente com o serviço próteses dentárias, com a objetivo de entregar 4 mil próteses aos munícipes que necessitam.
Pets – O PG+Saúde se estende também aos cuidados com os animais. Praia Grande vai ampliar o atendimento do Pet Chip PG, fortalecer a consulta do Consultório na Rua, expandir os convênios para castrações e apoiar as entidades que acolhem animais abandonados. É válido destacar que os trabalhos para a implantação do PA PET já começaram.