O Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos, iniciou um programa de visitas guiadas para que gestantes e seus acompanhantes possam conhecer a estrutura disponibilizada pela unidade. A ação tem como objetivo oferecer mais segurança às futuras mães e familiares no momento do nascimento do bebê.
O programa contempla mulheres que realizam o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Picos, além de gestantes de toda a região.
“A visita guiada é um momento essencial na jornada da gestante, pois permite conhecer de perto a estrutura do hospital, a equipe e os fluxos de atendimento. Essa experiência ajuda a desmistificar o ambiente hospitalar e fortalece o vínculo afetivo entre a gestante, sua família e o local onde o bebê vai nascer”, explica Ediney Leal, gerente assistencial do hospital.
A ação será recorrente e realizada semanalmente, sempre às quartas-feiras, no período da manhã. As visitas serão realizadas mediante agendamento prévio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em contato com o Serviço Social da unidade onde a gestante realiza o pré-natal, e ocorrerão sob a supervisão de uma enfermeira obstetra do hospital.
“A visita de vinculação das gestantes com o hospital tem como objetivo possibilitar que elas conheçam previamente a unidade de referência para o parto. Saber onde e como serão recebidas no grande dia traz mais tranquilidade, segurança e protagonismo para essa experiência”, destaca Emanuella Leal, supervisora de Enfermagem Materno-infantil do Justino Luz.
De acordo com o gerente assistencial do hospital, a iniciativa de acolher gestantes e suas famílias por meio das visitas guiadas é de suma importância. “Estamos de portas abertas para recebê-las. A ação busca oferecer segurança e tranquilidade, já que se trata de um momento de acolhimento e preparação para o nascimento do bebê, repleto de trocas e orientações, contribuindo para um parto humanizado e respeitoso, e reforçando nosso compromisso com o cuidado centrado no bem-estar da mulher”, conclui Ediney Leal.