O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, no último fim de semana, mutirões de consultas e cirurgias em São José de Ribamar e Paço do Lumiar, ampliando o acesso da população a serviços especializados de saúde.
No sábado (17) e domingo (18), 1.180 pessoas foram atendidas em São José de Ribamar com consultas oftalmológicas, exames, prescrição de óculos de grau, atendimentos em otorrinolaringologia e procedimentos vasculares, realizados na Vila Sarney Filho e na Policlínica do município. As ações incluíram triagem, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.
Entre as beneficiadas está a estudante Graciele Silva, de 26 anos, moradora de São José de Ribamar, que realizou consulta oftalmológica e já saiu com a prescrição dos óculos. “Foi uma ótima oportunidade. A gente já faz a consulta, escolhe os óculos e isso vai ser muito útil para os meus estudos”, afirmou.
Também moradora da Vila Sarney Filho, a aposentada Maria Cecília Pereira, de 65 anos, destacou a praticidade do atendimento. “Fiquei muito feliz com essa oportunidade. Fiz a consulta, escolhi meus óculos e agora é só aguardar para enxergar melhor”, disse.
Além da oftalmologia, o mutirão contemplou atendimentos em otorrinolaringologia. A aposentada Reinalzda de Jesus Lisboa, de 60 anos, foi uma das pacientes atendidas na especialidade e elogiou a assistência recebida. “Estava com dificuldade para ouvir de um lado e a médica me tranquilizou, explicou que não era nada grave e passou a medicação”, relatou a moradora do Residencial Nova Terra.
Os procedimentos vasculares também integraram a programação. A aposentada Irene Santana da Silva, de 57 anos, destacou a resolutividade da ação. “Achei muito boa essa iniciativa, porque geralmente a gente espera muito tempo. Aqui fiz consulta, exame e procedimento no mesmo dia. Acredito que vai melhorar a dor que eu sentia na perna”, contou.
Já em Paço do Lumiar, 400 pessoas foram beneficiadas com cirurgias de catarata e pterígio, contribuindo para a redução da demanda reprimida e a recuperação da qualidade visual dos pacientes. O morador Cheysson Santos, de 42 anos, passou por cirurgia de catarata e agradeceu a iniciativa. “Só tenho a agradecer ao Governo do Maranhão. Muitas pessoas precisavam desses procedimentos e agora estão sendo beneficiadas”, declarou.
Outro beneficiado foi Deoclassiano Barros, de 45 anos, que participou do mutirão pela segunda vez. “Em agosto fiz a cirurgia do primeiro olho e, em menos de seis meses, fui beneficiado novamente. Só tenho gratidão”, afirmou.
As ações integram o programa Cuidar dos Olhos e Cirurgias - Aqui a fila anda.