A Polícia Civil de São Paulo libertou nesta terça-feira (20) um auditor fiscal que havia sido sequestrado no domingo (18), na capital paulista. A vítima foi localizada em um cativeiro em Osasco, na região metropolitana, e quatro pessoas foram presas pela Divisão Antisequestro (DAS) por envolvimento no crime, além de um adolescente.
De acordo com as investigações, o auditor estava na Avenida Rebouças, na zona oeste da capital, quando foi abordado por criminosos e levado para o cativeiro, localizado às margens do Rodoanel Mário Covas.
O crime foi descoberto após o companheiro da vítima conseguir contato telefônico. Durante a ligação, o auditor utilizou uma palavra-chave, previamente combinada entre o casal, indicando que estava em perigo. O caso foi inicialmente registrado no 78º Distrito Policial (Jardins), que acionou a Divisão Antissequestro.
Segundo o delegado Fábio Nelson, coordenador da DAS, as equipes iniciaram imediatamente um trabalho de investigação, com levantamento e cruzamento de informações, que levou à localização da vítima. Com o apoio do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), os policiais foram até o endereço, onde encontraram o auditor e quatro dos sequestradores. O último envolvido foi localizado e preso nas imediações.
“Foi uma resposta imediata, sem burocracia. A Divisão Antissequestro foi comunicada, realizou um levantamento de inteligência e foi direto ao endereço indicado”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves. “Imagina o alívio da vítima ao ver os policiais ali. A equipe evitou que acontecesse o pior, não só com a vida do auditor, mas também impediu que fossem realizadas transações bancárias.”
O caso foi registrado como extorsão qualificada, na modalidade sequestro, e as investigações prosseguem para esclarecer completamente a dinâmica do crime e a participação de cada envolvido.