A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) se reuniram, nesta terça-feira (20), para discutir os detalhes do novo serviço digital de solicitação de viagens intermunicipais voltado às pessoas com deficiência.
O sistema, desenvolvido pela Etipi, será hospedado dentro da plataforma Gov.pi Cidadão e tem como objetivo facilitar o acesso ao transporte intermunicipal das pessoas com deficiência que têm direito à gratuidade na passagem de ônibus, garantindo mais autonomia, praticidade e inclusão no acesso ao serviço público.
A iniciativa permitirá que o cidadão realize a reserva de sua vaga de forma totalmente on-line, sem a necessidade de deslocamento presencial. Após o alinhamento entre os órgãos, o processo segue agora para a fase de testes do sistema. Em breve, será realizada a assinatura do decreto que regulamenta o serviço, além da promoção de capacitações com os funcionários das empresas de transporte e das rodoviárias, assegurando a correta operacionalização da ferramenta.
Durante a reunião, foram debatidos os fluxos operacionais, os critérios de acesso ao benefício e a integração entre os sistemas, garantindo mais agilidade, transparência e eficiência no atendimento aos usuários.
Para o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, a iniciativa representa um avanço importante na garantia de direitos. “Estamos trabalhando para reduzir barreiras e ampliar o acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas. Esse serviço digital traz mais dignidade, conforto e respeito ao cidadão”, afirmou.
O coordenador de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc), Claude Girão, destacou a importância da preparação dos envolvidos no processo. “Além da tecnologia, é fundamental capacitar os profissionais que atuam diretamente no atendimento. Assim garantimos que o serviço funcione de forma integrada e realmente atenda às necessidades das pessoas com deficiência”, ressaltou.
O presidente da Etipi, Ellen Gera, reforçou o compromisso da empresa com a transformação digital dos serviços públicos. “Nosso foco é usar a tecnologia para aproximar o Estado do cidadão. Estamos avançando para a fase de testes e trabalhando para que esse serviço seja entregue com segurança, eficiência e acessibilidade”, pontuou.
A expectativa é que, após a conclusão dos testes, a assinatura do decreto e a realização das capacitações, o serviço esteja disponível no Gov.pi Cidadão para todo o estado, ampliando o acesso das pessoas com deficiência ao transporte intermunicipal no Piauí de forma totalmente digital.
Serviços públicos na palma da mão
Para acessar os mais de 500 serviços digitais do Governo do Estado, o cidadão pode baixar o aplicativo Gov.pi Cidadão disponível nas lojas de aplicativo no celular, ou acessando o site pidigital.pi.gov.br .
A iniciativa integra a estratégia do Governo do Piauí de fortalecer a inclusão digital, a inovação e a eficiência da gestão pública, garantindo mais autonomia ao cidadão no uso da tecnologia para facilitar o dia a dia.