O município de Seabra, na Chapada Diamantina, será palco da edição 2026 do Rally da Chapada, principal evento de aventura da Bahia, que acontece neste sábado, 24. A prova, no formato de gincana automotiva, vai percorrer cerca de 100 quilômetros pelas estradas vicinais do município, reunindo praticantes do esporte a motor e amantes do turismo de aventura.
A disputa acontece nas categorias 4x2 e Adventure 4x4 , que além do desafio da condução também terão que realizar tarefas sociais e ambientais, como o plantio de mudas nativas da região da Chapada Diamantina e doação de alimentos. O evento conta também com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
“A prova fomenta o turismo esportivo numa das principais regiões turísticas e de esportes radicais do nosso estado, o que gera ainda mais emprego e economia para os locais, principalmente o município de Seabra, um dos maiores do centro da Bahia e da Chapada Diamantina. Esse é o papel de uma política pública do esporte para o desenvolvimento como um todo do nosso estado”, pontua Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb.
A ideia do evento é fomentar o turismo de aventura e destacar destinos da Chapada. Ao longo da disputa, locais históricos serão visitados como o sítio arqueológico do bairro da Caixa D’Água, a Estrada Real, a Vila Campestre e o povoado Lagoa Boa Vista, onde estão a Igreja do Bom Jesus e o Cemitério Bizantino.
O evento conta também com passeio guiado para convidados e participantes, que serão conduzidos pela equipe de profissionais do rally. Um dos organizadores da prova, Roberto Nunes, destaca a Chapada como um dos principais destinos do ecoturismo no país. “O nosso evento tem procurado valorizar os passeios em atrações turísticas como grutas, cachoeiras e montanhas”, afirma.
Além da Sudesb, a prova é apoiada pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Prefeitura de Seabra, Petrobahia, Instituto de Desenvolvimento de Pesquisa (IDP) e Calcário do Rio Preto.
Fonte
Ascom/Sudesb