Geral Paraíba
Professores da Rede Estadual representam a Paraíba em capacitação do CNPEM, em Campinas SP
Dois professores da Rede Pública Estadual representaram a Paraíba em uma capacitação de alcance nacional promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa...
20/01/2026 18h35
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba

Dois professores da Rede Pública Estadual representaram a Paraíba em uma capacitação de alcance nacional promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). O evento, que aconteceu entre os dias 12 e 16 de janeiro, integra a 8ª edição da formação voltada a docentes das áreas de Física, Biologia e Química e tem como destaque a apresentação do Sirius, o maior acelerador de partículas do Brasil. O evento reuniu 60 professores de todo o país e é supervisionado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Foram selecionados para representar a Paraíba os professores Ana Maria de Oliveira Serafim, da Escola Estadual Augusto dos Anjos, no município de Mari, e Severino da Silva Neto, da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Pedro Poti, da Baía da Traição, ambas da 14ª GRE. Durante a capacitação, os educadores participam de oficinas, palestras, mesas-redondas e visitas técnicas aos laboratórios nacionais do CNPEM, vivenciando experiências ligadas aos avanços da ciência contemporânea nas áreas de física, biociências, nanotecnologia, engenharia e inovação, além de promover a troca de conhecimentos entre docentes de diferentes regiões do Brasil.

Para a professora Ana Maria, a experiência reforça o papel da formação continuada na qualificação do ensino público. “Representar a Paraíba em um centro de excelência científica como o CNPEM é colocar o nosso estado no cenário nacional da pesquisa e da inovação. As vivências e conhecimentos adquiridos terão impacto direto na prática em sala de aula, tornando o aprendizado mais significativo e aproximando os estudantes da ciência produzida no mundo real. Quem mais ganha com essa formação são os alunos da rede pública da Paraíba”, destacou a docente.

O professor Severino Neto acredita que a formação além de contribuir na sua qualificação, fará com que seus estudantes possam enxergar novos horizontes e a trilhar o caminho da ciência. "Desejo inspirá-los a explorar esse campo, muitas vezes subestimado, e a aproveitar as oportunidades de conhecimento e pesquisa", ressalta o professor.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba