A Prefeitura de Parintins e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) fortaleceram a cooperação institucional, agora voltada à agricultura familiar feminina no município, na manhã desta terça-feira (20/01). O projeto "Agroelas: Empreendedorismo e Inovação para Mulheres-Floresta", uma pesquisa de inovação tecnológica do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), contará com dados oficiais da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa).
As agricultoras dos territórios ribeirinhos do Catispera, do Boto, da Brasília e do Paraná do Espírito Santo são o público-alvo do projeto Agroelas, que foca na autonomia econômica e no uso de tecnologias para o campo. A gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves garantiu suporte integral à iniciativa acadêmica Agroelas, idealizada pela docente-pesquisadora e coordenadora do projeto, Sandra Helena da Silva.
A Secretaria Municipal de Produção fornecerá informações cruciais para o desenvolvimento do projeto, tais como: Mapeamento Social: levantamento do número de mulheres com Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) nas regiões abrangidas; Diagnóstico Econômico: identificação das principais atividades produtivas e dos desafios de comercialização); Acesso a Mercados: integração das agricultoras em editais de compras governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A parceria foi selada em reunião com a subsecretária de produção, Rafaela Figueiredo, o analista de produção agropecuária Gladimir Hauradou e a coordenadora do PAA, Karina Rodrigues. Pela Ufam, participaram a coordenadora da pesquisa, a assistente social Denise Soares e a docente-pesquisadora Ivanilce Castro. "Reafirmamos o compromisso da gestão municipal e o protagonismo das políticas públicas para mulheres na agricultura familiar parintinense", afirma Rafaela Figueiredo.
Texto: Gerlean Brasil - SEMPA/SECOM
Foto: Arquivo SEMPA
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)