A Prefeitura de Parauapebas informa que, a partir deste domingo, dia 25, a ponte da rua Sol Poente, que liga os bairros Rio Verde e União, será interditada para a execução de uma obra completa de reconstrução. A estrutura antiga será demolida e dará lugar a uma nova ponte, mais segura e adequada à atual realidade do tráfego da cidade.
A interdição será necessária devido ao risco de colapso da estrutura, identificada após avaliações técnicas. A previsão é de que a obra tenha duração aproximada de três meses.
De acordo com o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Obras (Semob), Manoel André Fulco, responsável técnico pela intervenção, a ponte é antiga e foi construída com um método construtivo misto de aço e concreto, utilizando, à época, trilhos cedidos pela Vale. “Quando essa ponte foi feita, o tráfego era composto por veículos mais leves. Hoje, ela recebe praticamente o dobro da carga, com caminhões e ônibus muito mais pesados, o que sobrecarregou a estrutura ao longo dos anos”, explicou.
Ainda segundo o engenheiro, a ponte já apresenta fissuras, deslocamento nas cabeceiras e comprometimento estrutural. “Se não houver uma intervenção a curto prazo, existe, sim, o risco de colapso. Além disso, o modelo construtivo atual possui muitos pilares, o que interfere no fluxo natural do rio”, destacou.
A obra prevê a demolição total da estrutura, com reaproveitamento apenas de parte da fundação. Serão substituídos o tabuleiro, as vigas e os demais elementos estruturais, garantindo mais segurança, durabilidade e melhor fluidez para o tráfego e para o curso do rio.
Durante o período de interdição, os condutores devem ficar atentos às rotas alternativas planejadas pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), que serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Parauapebas.
A reconstrução da ponte da rua Sol Poente integra o conjunto de ações do novo governo, que tem como prioridade a recuperação da infraestrutura urbana. A obra faz parte do processo de reconstrução da cidade, com investimentos que visam melhorar a mobilidade, a segurança e a qualidade de vida da população de Parauapebas. Outras quatro pontes também receberão melhorias, incluindo a ponte da rua Rio de Janeiro.
Texto: Morgana Albuquerque
Fotos: Joabe Renner
Assessoria de Comunicação/PMP – 2026