Cidades Araçatuba - SP
Prefeitura de Araçatuba inicia recuperação de antiga horta municipal nas Chácaras Recreio
A Prefeitura de Araçatuba iniciou a recuperação da área da horta municipal no Bairro Chácaras Recreio. O local estava em desuso e deverá ser retoma...
21/01/2026 20h25
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Araçatuba - SP

A Prefeitura de Araçatuba iniciou a recuperação da área da horta municipal no Bairro Chácaras Recreio. O local estava em desuso e deverá ser retomado para produção de hortaliças. Equipes das Secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Meio Ambiente e Sustentabilidade estão fazendo serviços de roçagem, limpeza geral, poda e tritura de galhos.

A antiga horta municipal estava desativada há mais de sete anos e a área vinha sendo destinada ao plantio de compensações ambientais. A vice-prefeita Nice Zucon mobilizou as secretarias para a retomada da horta municipal e estudo para destinação dos produtos.

“Não falta entidades em nossa cidade que precise de legumes e verduras frescos e de boa qualidade. É uma ação presente no Plano de Governo do prefeito Lucas Zanatta e que estamos trabalhando para realizar”, ressaltou.

ANTIGOS BARRACÕES

Segundo Paulo Chiaranda, técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, o espaço abriga antigos barracões com refeitório e banheiros, estufa de produção de mudas e tanque de depósito de água, que também deverão ser reparados e adequados.

Após a recuperação, o espaço destinado ao plantio de hortaliças e legumes deverá ser, inicialmente, de meio hectare, equivalente a 5 mil metros quadrados. Cerca de 144 mil metros quadrados (6 alqueires) continuarão sendo usados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade para plantio de espécies nativas para compensações ambientais.

HORTAS COMUNITÁRIAS

Atualmente, Araçatuba tem seis hortas comunitárias cadastradas, que estão em fase de limpeza e preparo de terreno. No fim do ano passado, a horta do Lago Azul encerrou atividades por falta de pessoas do bairro interessadas em realizar os trabalhos.

“Vamos nos reunir como a comunidade para entender o que aconteceu. As hortas são valiosas e atendem às demandas de moradores do entorno. Por isso, a Prefeitura quer fortalecer as existentes e estimular novas possam surgir em outros bairros”, enfatiza Nice.