O Piauí reafirmou, em 2025, seu protagonismo na educação profissional com a formatura de 35.322 estudantes do ensino médio integrado à educação profissional e técnica (EPT) na rede estadual, resultado de uma estratégia educacional que articula formação acadêmica, qualificação técnica e desenvolvimento territorial.
A política de educação profissional integrada ao ensino médio tem projetado o Piauí no cenário nacional. O estado é 1º lugar do Brasil em percentual de matrículas do ensino profissional e técnico integrado ao ensino médio, segundo o Censo Escolar. Os impactos dessa política já se refletem diretamente na inserção dos jovens no mundo do trabalho.
Transição para o mercado de trabalho
Atualmente, a Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) oferece 47 cursos técnicos alinhados às demandas do mercado, com foco em áreas, como tecnologia e inovação, agronegócio, turismo, saúde, audiovisual e empreendedorismo. A oferta é estruturada a partir das vocações econômicas de cada território, promovendo desenvolvimento regional e ampliando as oportunidades para os jovens.
O secretário da Educação, Rodrigo Torres, destacou o papel transformador da educação profissional. “Estamos fechando um ciclo que coloca nossos jovens no mercado já capacitados pela rede estadual, aptos a inovar e contribuir com o desenvolvimento pleno do Piauí”, afirmou o gestor.
Esse cenário estadual ganha forma nas escolas da rede, a exemplo do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Pacífico de Moura Neto, em Teresina, onde 395 jovens concluíram cursos técnicos integrados ao ensino médio, marcando a transição para o mercado de trabalho.
A cerimônia de formatura reuniu famílias, professores, gestores e autoridades em um ambiente marcado pela emoção e pelo orgulho de cada trajetória construída.
Para a formanda Auzenira Kelly Pereira, do curso de Energias Renováveis, a experiência foi transformadora. “A Seduc nos proporcionou vivências que nunca imaginamos, como aulas de campo e projetos sociais. Foi um prazer imenso fazer parte dessa jornada”, compartilhou a estudante.
Já Thallysson Eduardo Sales Evangelista, formado no curso técnico em Informática, destacou como a política educacional abriu caminhos além da sala de aula. Integrante da equipe que desenvolveu o jogo digital Delta RPG, ele conquistou um intercâmbio educacional nos Estados Unidos pelo Programa Do Piauí para o Mundo.
“Além dos conhecimentos técnicos, a escola me deu base para participar de programas como o Do Piauí para o Mundo, que me levou para um intercâmbio nos Estados Unidos. A formatura representa o fechamento de um ciclo de muito aprendizado e preparo para os próximos desafios”, ressaltou o estudante.
A formatura reuniu estudantes dos cursos técnicos de Análises Clínicas, Edificações, Enfermagem, Manutenção Automotiva, Informática, Segurança do Trabalho, Metrologia, Energias Renováveis e Produção de Moda, evidenciando a diversidade da oferta de ensino e o alinhamento com as vocações dos territórios.
A educação profissional integrada ao ensino médio no Piauí segue como uma política de Estado que impulsiona o desenvolvimento regional e projeta o Piauí como referência nacional na área.