O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta sexta-feira (23) um Mutirão de Saúde no município de Codó e região, garantindo atendimento especializado a cerca de 1.800 pessoas e ampliando o acesso da população a serviços essenciais no interior do estado. A ação ocorreu no Centro Educa Mais René Bayma, das 8h às 17h.
Integrando os programas Cuidar dos Olhos e Cirurgias – Aqui a Fila Anda, o mutirão assegurou consultas oftalmológicas com prescrição e escolha de óculos de grau gratuitos, atendimento odontológico — incluindo extração, limpeza, aplicação de flúor e restauração — além de orientações em saúde bucal e entrega de kits de higiene. Também foram realizados atendimentos voltados ao tratamento de varizes.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a descentralização da assistência em saúde. “Temos a missão de recuidar das pessoas, com presença concreta do Estado nos municípios. Este mutirão amplia o acesso ao atendimento especializado, reduz filas e devolve dignidade a quem aguardava por cuidado. Nosso compromisso é assegurar um atendimento rápido, humanizado e resolutivo”, afirmou.
Para os assistidos com confecção de prótese dentária, a entrega ocorrerá em até 45 dias, com local e horário a serem confirmados. Já os pacientes atendidos para tratamento de varizes passarão por consulta de retorno no dia 7 de fevereiro.
O aposentado Raimundo Nonato Alves, de 66 anos, aproveitou a ação para realizar consulta odontológica e garantir a confecção de sua prótese dentária. “É uma coisa que eu não podia fazer, porque o custo seria muito alto. Essa ação veio para ajudar quem mais precisa”, afirmou.
A trabalhadora rural aposentada Maria do Socorro Alves, de 49 anos, também foi beneficiada com atendimentos oftalmológico e odontológico. “Fui muito bem atendida, a ação foi bem organizada. O trabalho é excelente”, avaliou.
Os beneficiados foram pessoas que tiveram as vagas confirmadas previamente. Ao chegar ao local, passaram por nova triagem, mediante apresentação de documento oficial com foto, sendo encaminhadas ao serviço correspondente.
A vendedora ambulante de açaí Josy da Silva, de 48 anos, recebeu atendimento oftalmológico e vascular. “Fui muito bem atendida desde a consulta de vista até o procedimento de varizes. Como trabalho muito tempo em pé, comecei a sentir cansaço nas pernas e preferi prevenir logo”, relatou.
O mutirão contemplou moradores de Codó e dos povoados Km 17, Santa Rita do Moisés, Matinha e Caldeirão. A ação reforça a estratégia de descentralização dos serviços de saúde e o fortalecimento da atenção especializada no interior do Maranhão.
Para o vereador Válber Cabral, a iniciativa demonstra a integração entre o Governo do Estado e os municípios. “Esse modelo de gestão permite que as demandas locais cheguem ao secretariado e se transformem em ações concretas, beneficiando quase duas mil pessoas”, destacou.
Desde sua criação, em 2023, até dezembro de 2025, o programa Cuidar dos Olhos já contabiliza mais de 640 mil atendimentos em todo o Maranhão, incluindo cerca de 320 mil consultas e exames, 54 mil cirurgias e 266 mil óculos entregues. Somente em 2025, foram mais de 307 mil atendimentos e 135 mil óculos distribuídos, consolidando o programa como a maior política pública de saúde ocular do estado.