Buscando garantir a qualidade e produtividade dos serviços de transporte e trânsito, além de melhorar as vias públicas de Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), executou, em 2025, uma série de ações por meio das suas diferentes coordenações e gerências.
Binário da Rua Paulino Fonseca
Entre os serviços executados estão os binários das ruas São Borja e Caxias do Sul, no bairro Patagônia, e das ruas Antônio Dantas e Paulino Fonseca, no Primavera. Com as mudanças, o Governo Municipal garantiu maior fluidez no trânsito e mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Outro destaque foi a substituição de 453 placas de sinalização em diversas vias da cidade e a instalação e/ou substituição de 246 colunas para fixação dessas placas. Além disso, a Semob realizou 242 intervenções voltadas à melhoria da sinalização horizontal, especialmente faixas de pedestres e lombadas próximas a escolas e creches.
Para facilitar o deslocamento dos moradores das áreas rurais do município, a Semob criou novas linhas de ônibus atendendo aos distritos de José Gonçalves e São Sebastião e ao povoado de Capinal. Esta última linha, que entrou em funcionamento em maio, é uma alternativa acessível para visitantes que desejem apreciar a paisagem local e saborear iguarias típicas da região, como a famosa “pamonha do Marçal”.
Em outubro, a Prefeitura de Vitória da Conquista reformulou o regulamento operacional do Serviço de Transporte Coletivo Urbano (STCP) alinhado à Lei Orgânica, ao Plano de Mobilidade Urbana e às normas federais. Um dos avanços apresentados no regulamento é a incorporação tecnológica obrigatória, com a qual os veículos devem operar com GPS, Telemetria e Conexão 4G, além da bilhetagem eletrônica e biometria facial.
Novas linhas de ônibus para a zona rural
Outra novidade foi a atualização das regras de acessibilidade, que obrigam os ônibus a manter elevadores e condições ergonômicas adequadas e também a ampliação das garantias a grupos prioritários, como pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos e gestantes, além de permitir o transporte de animais de pequeno porte sob condições seguras.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luís Paulo Sousa, lembra ainda da gratuidade da passagem para os inscritos no Enem nos dias das provas. “Isso permitiu acesso seguro e de qualidade aos estudantes que estejam ingressando no ensino superior”, destaca o secretário, que também menciona a substituição de 24 abrigos de ônibus em diversos pontos da cidade.
Luís Paulo
Consciente do papel da informação na promoção de um trânsito mais seguro, a Semob realizou, em 2025, 92 ações, entre palestras, eventos educacionais, blitz educativas e ações para fortalecer a campanha do Maio Amarelo, que este ano trouxe como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, e ainda a Semana Municipal do Trânsito, ocorrida em março.
Atividades de educação para o trânsito em escolas
Também foram desenvolvidos projetos em colégios, instituições de ensino e creches com um público de 2 a 16 anos, buscando introduzir a importância de um trânsito seguro para crianças e adolescentes, além de empresas e instituições religiosas. “Todos esses procedimentos tiveram como intuito principal a melhoria do trânsito da nossa cidade”, conclui o secretário.