Os passageiros que circulam diariamente pela Estação Tamanduateí, na Linha 2-Verde do Metrô, poderão utilizar um novo espaço gratuito para trabalho colaborativo e incentivo ao empreendedorismo. Primeiro dentro de uma estação de metrô, o “TEIA” Tamanduateí oferece infraestrutura completa para quem precisa de um ambiente de trabalho acessível, moderno e integrado ao sistema metroviário, ampliando as oportunidades para milhares de pessoas que utilizam o Metrô todos os dias.
O espaço conta com 18 estações de trabalho — oito com computadores e dez para uso com equipamentos próprios —, Wi-Fi gratuito e uma sala de reunião com capacidade para até sete pessoas. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 10h às 19h, mediante agendamento pelo site app.adesampa.com.br .
O TEIA tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de negócios e fomentar as redes locais de empreendedorismo, por meio da criação de coworkings públicos na cidade de São Paulo. São espaços compartilhados de trabalho com toda a infraestrutura e o suporte necessário para que empreendedores possam gerar renda e fortalecer seus negócios.
Além da área de coworking, o local abriga também um estúdio do Sampa Cast, dedicado à gravação de podcasts e videocasts. O estúdio, disponível por reserva pelo site adesampa.com.br/estudios-de-gravacao/ , amplia o acesso da população a ferramentas de produção audiovisual e fortalece iniciativas criativas e empreendedoras.
A implantação do TEIA Tamanduateí é resultado de parceria entre o Metrô e a ADE SAMPA (Agência São Paulo de Desenvolvimento), no âmbito de chamamento público voltado à ocupação de espaços do sistema metroviário com projetos culturais, sociais e de utilidade pública. A iniciativa reforça o compromisso do Metrô em oferecer serviços que beneficiem diretamente seus passageiros, aproximando oportunidades de qualificação e geração de renda da rotina de quem utiliza o transporte público.
O novo posto integra a rede municipal de coworkings públicos TEIA, que já conta com mais de 20 unidades espalhadas pela cidade. Além da estrutura física, cada unidade oferece mensalmente cursos, oficinas, palestras e atividades de networking voltadas ao desenvolvimento de pequenos negócios e à formação empreendedora.
O TEIA Tamanduateí também poderá ser utilizado pelos empregados do Metrô, seguindo as regras e procedimentos definidos em conjunto pelas equipes das duas instituições.