A Central de Achados e Perdidos (CAP) da CPTM recebeu 67.236 itens perdidos no ano de 2025. O número representa uma média diária de 184 itens localizados nos trens e estações das Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
Do total de itens perdidos no ano passado, 44.464 correspondiam a documentos e 22.772 a objetos, como celulares, guarda-chuvas ou outros itens comuns, mas também uma cadeira, um andador, um violão e até mesmo um carrinho de bebê.
A taxa de devolução da companhia atingiu 31%, totalizando 20.595 itens que retornaram aos seus respectivos donos. O resultado foi impulsionado, em grande parte, pela busca ativa realizada pela equipe da CAP, que utiliza o cruzamento de dados para localizar os proprietários antes mesmo que eles procurem o serviço.
“Esse trabalho foi determinante para alcançar 82% das devoluções em 2025. Por meio de uma investigação minuciosa a partir de indícios, conseguimos agilizar a entrega dos itens e fortalecer a confiança dos passageiros na CPTM”, destaca Viviane Vizioni, chefe do Departamento de Relacionamento com o Passageiro da companhia, responsável pela gestão de tudo o que é esquecido nas dependências do sistema.
Procedimentos e Serviços
Todos os objetos localizados nos trens e estações são entregues à central e ficam armazenados por até 60 dias. É neste período que a equipe atua para achar o dono. Quando não são localizados, os itens são encaminhados para o Fundo Social do Estado de São Paulo. No caso dos documentos, a maioria é devolvida aos órgãos expedidores, e os cartões de banco são destruídos.
A Central de Achados e Perdidos da CPTM está localizada na estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados. O atendimento também pode ser feito pelo 0800 055-0121.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,2 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 53,5 mil km, ou 1,3 volta em torno da Terra, em 1.551 viagens programadas. Juntas, as quatro linhas da CPTM somam 142 km de extensão, dos quais 74 km estão na capital paulista, que também conta com 18 estações do total de 41. A CPTM atende os moradores de 12 municípios, incluindo a capital.