Geral Piauí
Curso profissionalizante qualifica mulheres em situação de vulnerabilidade e amplia geração de renda em Teresina
A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, participaram, nessa segunda-feira (26), da solenidade...
27/01/2026 12h46
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, participaram, nessa segunda-feira (26), da solenidade de encerramento da primeira turma do Curso Profissionalizante de Maquiagem da Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Teresina. A iniciativa formou 32 mulheres atendidas pelo Serviço de Promoção de Autonomia Econômica da Casa, por meio do Programa Mulheres Mil, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O curso integra as ações de fortalecimento da autonomia econômica das mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo qualificação profissional e ampliando oportunidades de geração de renda e inserção no mercado de trabalho.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Francisco Leal

Durante a solenidade, Márcia Lopes destacou o papel das políticas públicas na transformação da vida das mulheres e a importância da participação feminina nos espaços de construção social. “Cada mulher formada aqui reafirma que temos voz, vez e o direito de participar da construção do país que desejamos. As Casas da Mulher Brasileira são conquistas históricas, inspiradas em experiências exitosas e que seguem mudando realidades, garantindo acesso a direitos, proteção e oportunidades”, ressaltou a ministra.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Francisco Leal

Já Zenaide Lustosa enfatizou a importância da articulação entre os entes federativos e da consolidação das políticas públicas para as mulheres. “Encerrar mais uma turma de formação na Casa da Mulher Brasileira representa muito mais do que a conclusão de um curso. É a continuidade de um processo de fortalecimento da autonomia das mulheres, de superação da violência e de construção de novas perspectivas de vida. Esse trabalho só é possível graças às parcerias entre Estado, municípios e Governo Federal, que acreditam e investem na municipalização e na interiorização das políticas para as mulheres”, destacou a gestora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Francisco Leal

A secretária também reforçou que a Casa da Mulher Brasileira vai além do acolhimento às mulheres em situação de violência. “Aqui, além da proteção, oferecemos caminhos para a autonomia econômica, para que essas mulheres possam reconstruir suas trajetórias com dignidade, independência e esperança”, concluiu Zenaide Lustosa.

A formação profissional na área de maquiagem soma-se a outras ações desenvolvidas pela Casa da Mulher Brasileira de Teresina, consolidando o espaço como referência no atendimento integral, humanizado e na promoção da autonomia das mulheres piauienses.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Francisco Leal