Geral Cidades
Segundo dia de Jornada Pedagógica é marcado por dinâmicas em escolas municipais e formação de professores
Gestores educacionais, professores, pedagogos, monitores e auxiliares da Rede Municipal de Ensino se reuniram nesta quinta-feira (29) para dar cont...
30/01/2026 19h38
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Gestores educacionais, professores, pedagogos, monitores e auxiliares da Rede Municipal de Ensino se reuniram nesta quinta-feira (29) para dar continuidade às atividades do segundo dia da Jornada Pedagógica 2026, cujo tema é: “Por uma educação inclusiva: conectada com o futuro”. Os encontros aconteceram simultaneamente, em unidades escolares do município.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

No auditório Lúcia Dórea do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), profissionais de Educação Infantil de toda Rede de Ensino participaram de uma formação específica com o professor Diego Santos, que ministrou uma palestra com o tema: Incluir desde o berço: Educação antirracista e inclusiva com bebês e crianças pequenas.

“Hoje acontece essa formação de profissionais de educação infantil com o palestrante Diego Santos, como parte da programação da Jornada Pedagógica deste ano. Este é um momento mais intimista, específico de cada unidade escolar e resolvemos reunir aqui no auditório todos os profissionais de educação infantil das unidades do município num só espaço, porque entendemos que a educação infantil é a base da própria educação”, disse o coordenador geral do Núcleo Pedagógico, Ronilson Ferreira.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Ronilson Ferreira.

Os educadores que compõem o círculo escolar da região da Cabeceira, na zona rural de Vitória da Conquista, concentraram suas atividades no Centro de Formação de Professores. O encontro foi marcado por debates sobre a qualidade do ensino público e os desafios da diversidade no campo.

“Usamos este primeiro momento para desenhar o trabalho pedagógico de 2026. Ouvimos os professores para construir essa proposta em conjunto”, pontuou o diretor Alisson Sá. Ele ressaltou ainda a particularidade da região: “O círculo de Cabeceira é muito diverso; temos alunos quilombolas, de áreas de assentamento e, agora, indígenas venezuelanos. A educação inclusiva precisa abranger todas essas realidades”.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Centro de Formação de professores
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Alisson (de camisa azul) e Araci (de vestido vermelho)

A professora Araci Ferreira, que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Secretaria Municipal de Educação (Smed), expressou entusiasmo com o novo ciclo. “Nosso foco é eliminar barreiras de aprendizagem. É a primeira vez que lecionarei nesta região e a expectativa é oportunizar o melhor para nossos alunos”, revelou

Na Escola Municipal Alaor Coutinho, o corpo docente foi recebido com música ao vivo, café da manhã e dinâmicas de grupo. Quem conduziu as atividades foi a coordenadora Nilma Costa. “Hoje a gente fez um ambiente especial para acolher os nossos professores e depois a gente partiu para começar os nossos trabalhos. O nosso tema é avaliar, incluir, transformar caminhos para uma escola justa, diversa e acolhedora”, disse.

“Neste segundo dia de Jornada Pedagógica, a gente acolhe os nossos profissionais da educação com muita alegria. A nossa expectativa é de que possamos atender da melhor forma possível os nossos alunos nesse ano letivo”, afirmou a diretora da Escola Alaor Coutinho, Rackeline Silva dos Santos.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Nilma Costa.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Rackeline Silva dos Santos.

Além das dinâmicas , os professores da Escola Municipal Conquista Criança tiveram um momento de reflexão e de planejamento para o ano letivo que inicia dia 2 de fevereiro. “Ontem tivemos palestra interessantíssima, sobre a importância da educação inclusiva e hoje nós estamos socializando com os educadores a questão do futuro das nossas crianças no ano de 2026, fazendo o nosso planejamento em cima do plano de ação que nós vamos colocar em prática”, comentou a diretora da instituição, Stela de Oliveira Mendes.

Para a professora Eliana Maria de Jesus, o sentimento é de renovação. “Nossa expectativa é de um ano de muito aprendizado, de muitas realizações. A gente tem uma perspectiva de perceber a escola e a educação como algo para todos. E, assim, a gente percebe que tem que ser um ambiente acolhedor para os alunos, para a família, para todos e para nós”, finalizou a professora e participante do evento, Eliana Maria de Jesus.