Mesmo no sábado, o trabalho de limpeza e zeladoria urbana segue em ritmo intenso em Rio Preto. Na manhã deste 31 de janeiro, diferentes frentes de atuação estiveram mobilizadas em diversos pontos da cidade, com serviços de roçada, poda, limpeza de praças, recolha de resíduos e manutenção de áreas públicas.
As equipes atuaram em vias de grande circulação, como a Avenida José Munia, onde houve trabalho com tratores, poda de árvores e recolha de galhos. Também foram realizadas ações de roçada manual em praça localizada na confluência das ruas Noruega, Fritz Jacobs e Raul de Carvalho, na região do Alto Rio Preto, além de roçada e limpeza no pontilhão do viaduto Jordão Reis.
Outro ponto que recebeu atenção especial foi a Avenida das Oliveiras, no bairro Santo Antônio. A área é conhecida pelo descarte irregular de lixo e havia passado por limpeza recentemente. Mesmo assim, a frente de trabalho voltou ao local para reforçar a manutenção e evitar o acúmulo de resíduos.
A programação deste sábado incluiu ainda a recolha de galhos e outros resíduos na Avenida José Munia, no viaduto Jordão Reis, na praça da Rua Noruega, no cruzamento da Avenida das Oliveiras com a Rua Ademar Xatara e na região do Setparque Avenida II.
Além das vias e áreas abertas, equipes também realizaram a limpeza de unidades escolares, com serviços executados nas escolas Agostinho Brandi; Dr. Norberto Buzzini; Luiz Antonio Fleury Filho; Osni Assis Pereira; Alberto José Ismael; Dr. João Jorge Sabino; Noêmia Borin Raduan, no Lar de Fátima; e Antônio Teixeira Marques.
Mesmo após a chuva registrada na noite de sexta-feira, as equipes aproveitaram a trégua no tempo durante a manhã para manter a programação. O secretário de Serviços Gerais, Ronaldo de Oliveira, destacou o aproveitamento das condições climáticas favoráveis. “Aproveitamos o tempo sem chuva da manhã deste sábado para acelerar ainda mais o trabalho que vem sendo realizado por toda a cidade”, afirmou.
Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Serviços Gerais, com participação das secretarias de Administração, Agricultura e Abastecimento, Comunicação, Esportes, Educação, Meio Ambiente e Segurança Pública, além do Semae, da Defesa Civil, Empro, Emurb e das subprefeituras de Talhado e Schmitt. A iniciativa integra o cronograma contínuo de zeladoria urbana do município.