As frentes de trabalho voltadas à recuperação de vias rurais em estâncias e loteamentos de Rio Preto avançaram ao longo desta semana, mesmo diante das chuvas recorrentes típicas do início do ano. Os serviços, que ocorreram ao longo desta semana, serão retomados já na manhã próxima segunda-feira, 2 de fevereiro.
Além de estimular o crescimento do mato, o volume de chuva registrado nos últimos dias tem provocado erosões em ruas de terra, dificultando a circulação e o acesso em áreas rurais, tanto em loteamentos já regularizados quanto em locais que ainda passam por processo de regularização. Diante desse cenário, equipes especializadas atuaram na recuperação das vias, com uso de maquinário e mão de obra técnica.
O trabalho tem impacto direto na rotina dos moradores, garantindo melhores condições de trafegabilidade, mais segurança e acesso contínuo a serviços essenciais. A recuperação das ruas permite, por exemplo, a chegada do transporte coletivo até as residências e a regularidade da coleta de lixo doméstico, além de facilitar o deslocamento diário de quem vive nessas regiões.
Segundo o secretário de Serviços Gerais, Ronaldo de Oliveira, a acessibilidade é um dos principais focos da atuação. “Nós sabemos que a acessibilidade para esses bairros é muito importante. Por isso, estamos atuando com diferentes forças de trabalho, com maquinários e equipes que recuperam essas vias para que a gente consiga dar mais conforto aos moradores dos condomínios e loteamentos”, destacou.
Mesmo com as dificuldades impostas pelas condições climáticas, as frentes de atuação seguem com planejamento contínuo, priorizando os trechos mais afetados pela erosão e garantindo a manutenção da mobilidade urbana também nas áreas rurais do município.