Geral Governo
Bombeiros aprimoram técnicas de manejo florestal em treinamento especializado
Capacitação reuniu militares dos batalhões Ambiental do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para atualizar conhecimentos sobre a atividade.
04/02/2026 14h07
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

Com foco na segurança, preservação ambiental e padronização de procedimentos, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) participou da Instrução de Nivelamento e Conhecimento de Corte e Poda de Árvores. Voltada à atualização de procedimentos e técnicas operacionais, a formação contou com militares do Batalhão de Bombeiros Ambiental (BBA) e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar.

O treinamento técnico foi estruturado para padronizar métodos de trabalho, garantir a segurança dos operadores e preservar a saúde da vegetação, além de orientar sobre as Normas Regulamentadoras (NRs).

“Uma capacitação importante para aprimorar nossa atuação em ocorrências que envolvem a supressão de árvores com risco iminente à vida, ao patrimônio ou que causem obstrução de vias públicas, casos em que cabe a atuação das forças militares”, pontuou o subcomandante do BBA, major Alécio Mesquita, que participou do curso.

Segundo o coordenador da capacitação, o sargento da Polícia Militar Weyner Reis, a qualificação reflete diretamente na eficiência do trabalho das equipes. “Atualizar técnicas e alinhar procedimentos significa reduzir riscos durante as operações e garantir intervenções mais seguras, tanto para o profissional quanto para o meio ambiente”, destacou.

Durante as instruções práticas, foram utilizados equipamentos como motosserras e sopradores costais, adquiridos com recursos do Fundo Amazônia, por meio de parceria entre o Governo do Maranhão e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além da aquisição de maquinários e equipamentos, a parceria inclui a promoção de capacitações e instruções operacionais à tropa, que serão realizadas de forma gradativa.

A atualização de conhecimentos proporcionada pelo curso amplia a eficiência operacional e evidencia o empenho das corporações na qualificação do efetivo, observa o subcomandante do BBA, major Alécio Mesquita.

O investimento reforça a correta aplicação dos recursos públicos e o aprimoramento das ações ambientais no estado, fortalecendo a integração institucional e colocando a prontidão operacional a serviço da segurança e do bem-estar dos maranhenses.