Cidades Rio Preto - SP
GCM mobiliza mais de cem agentes e investe em câmeras inteligentes
Orientações, ações integradas e uso de tecnologia garantem tranquilidade na folia
05/02/2026 13h32
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

O Carnaval Rio Preto 2026 promete agitar não só a cidade, mas toda a região. Para garantir dias de muita festa e alegria, a Prefeitura através da Secretaria de Segurança Pública e Guarda Civil Municipal finaliza os preparativos para operação especial.

“A estratégia une presença ostensiva e inteligência: o efetivo máximo da GCM estará nas ruas, contando com o apoio de tecnologias de ponta, como câmeras de identificação facial”, comenta o comandante da Guarda, Marcos Boaventura.

Monitoramento no Recinto

O Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, principal palco da festa, receberá atenção especial e um contingente massivo da corporação. A logística inclui:

Duas bases móveis darão suporte operacional, conectadas a uma central de videomonitoramento instalada exclusivamente para policiar o recinto.O grande diferencial tecnológico é o uso de câmeras de identificação facial, permitindo que a segurança identifique qualquer irregularidade em tempo real, trazendo mais tranquilidade ao munícipe.

Policiamento nos Blocos

A festa não se resume ao Recinto, e a GCM sabe disso. O policiamento será ostensivo em toda a cidade.

A Guarda vai operar com sua capacidade total, garantindo mais de cem agentes nas ruas a cada dia de festa. A atuação começa já no pré-carnaval e se estende por todos os blocos de rua.

O efetivo irá atuar em parceria com os agentes de trânsito, que vão realizar sinalizações e fiscalizações para garantir o fluxo dos foliões.

Atendimento e orientação

A GCM vai atuar em sintonia com as demais forças policiais para blindar a cidade. “Contatos diretos com as direções dos blocos já foram realizados para alinhar alertas e pedidos de segurança”, destaca Boaventura.

Os agentes estão orientados a realizar prisões em flagrante e atendimentos imediatos diretamente nos locais de festa. Caso não visualize um policial por perto, o cidadão deve ligar para o telefone 153.

O patrulhamento em escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) continuará funcionando normalmente, sem prejuízo pelo evento.

A GCM reforça que a autoproteção é fundamental. “Os foliões devem manter seus pertences em lugares seguros; proteger principalmente o celular, item muito visado e usar bolsas sempre posicionadas à frente do corpo”, reforça.

Guia Básico de Segurança na Folia

Cuidado com Objetos Pessoais

O que fazer em caso de problemas?