Melhorias de infraestrutura, ampliação do receptivo e otimização do fluxo de informações entre os agentes envolvidos no turismo local. Esses foram alguns dos temas debatidos durante encontro promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo de Rio Preto.
A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira, 5/2, no auditório da regional Rio Preto do Ciesp e contou com a participação de representantes dos setores hoteleiro, de bares e restaurantes, além de promotores de eventos e agentes do trade turístico. Também foram apresentadas políticas públicas de apoio ao setor, como linhas de crédito do Banco do Povo e da Desenvolve SP, oferecidas em parceria com o município para financiamento a juros subsidiados.
Entre os temas estratégicos debatidos estiveram a preparação da cidade para o processo de internacionalização, impulsionado por eventos esportivos e pela ampliação pontual de operações no aeroporto, além da organização do calendário festivo, com destaque para o Carnaval de Blocos e o CarnaVirou, que devem atrair visitantes de diferentes regiões do país.
Para o presidente do Sindicato de Hotéis , Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores), Paulo Silva, a iniciativa fortalece a integração entre empresários e poder público.
“A integração do empresário com o poder público é fundamental para que a gestão escute o setor, entenda os problemas e também as ideias. Estamos começando 2026 com perspectiva de grandes eventos, e essa união ajuda todo mundo a se preparar melhor para atender e receber bem.”
Representando a rede Trip-in Viagens, Érika Gomes Santos destacou o potencial de crescimento do turismo local, especialmente no segmento de eventos.
“Acho super importante, porque já acompanhei processos semelhantes, como o de Praia Grande. Essa semente plantada aqui vai dar muitos frutos. Rio Preto tem força no turismo de eventos e no corporativo, com feiras, seminários e turismo médico. Fortalecer o calendário e investir em estrutura, como centros de convenções, é essencial.”
Já o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ronaldo Castro Couto, ressaltou que a aproximação entre os agentes do setor contribui para soluções conjuntas e melhores resultados econômicos.
“Existem muitos bons profissionais que, às vezes, não conversam. Quando conseguimos juntar todo mundo, as dores são compartilhadas e as soluções aparecem mais rápido. Com a agenda forte de 2026, essa união ajuda o setor a se preparar melhor, inclusive na qualificação do atendimento ao turista.”
Encerrando o encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Mario Welber, enfatizou o impacto econômico do setor e a importância do planejamento integrado.
“Estamos falando de cerca de 22 mil empregos diretos gerados pelo turismo em Rio Preto. O planejamento é estratégico para que o dinheiro circule em todas as regiões da cidade. Não é algo aleatório. Queremos consolidar o município como cidade de eventos no calendário regional e nacional.”
Segundo ele, para que isso aconteça, as redes hoteleira e gastronômica precisam estar integradas ao poder público. “Nós também precisamos ouvir o setor, porque quem ouve mais erra menos. O que tivemos aqui foi uma grande troca de ideias que vai gerar sinergia, emprego e prosperidade.”