O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá seminário internacional com o tema “Avanço tecnológico e inovação na doença pulmonar obstrutiva crônica” em 19 de fevereiro, das 14h às 17h, por meio do Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Reabilitação Pulmonar e Mudança de Comportamento (Nureab) , em parceria com o Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar (Lacap) , da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), de São Paulo.
O evento ocorrerá no Auditório da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, e dará certificados de participação. As inscrições estão abertas em formulário online . No dia do seminário, cada inscrito deverá levar um quilo de alimento não perecível.
“O seminário será dedicado à inovação, à tecnologia e à saúde pulmonar e reunirá pesquisadores e profissionais do Brasil e da Holanda para discutir como a tecnologia e a inteligência artificial estão transformando o cuidado em saúde pulmonar”, destaca a coordenadora do Nureab, professora Manuela Karloh , que integra o Departamento de Fisioterapia e o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT) na Udesc Cefid.
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é o nome do grupo de doenças respiratórias que obstruem cronicamente as vias aéreas, entre as quais estão a bronquite crônica (quando há estreitamento das vias aéreas por causa da inflamação dos brônquios) e o enfisema pulmonar (quando há danos irreversíveis nos alvéolos).
A DPOC é a terceira maior causa de mortes no mundo e sua origem está ligada principalmente com a exposição à fumaça de cigarros e similares, mas também há outros fatores, como a poluição ambiental.
Programação
De acordo com a professora Manuela, “um dos eixos centrais do seminário é a experiência do grupo de pesquisa em Voice & AI da Maastricht University Medical Center , da Holanda, um campo de pesquisa internacional liderado pelo professor dr. Sami Simons , referência no uso da voz humana como biomarcador digital para diagnóstico e monitoramento de doenças respiratórias”.
Para falar sobre essa pesquisa no evento, “estarão presentes as pesquisadoras Loes van Bemmel e Lauren Reinders , integrantes da equipe liderada pelo dr. Sami, que irão apresentar como gravações simples de fala, analisadas por algoritmos de IA, vêm sendo aplicadas ao diagnóstico precoce, ao monitoramento clínico e à saúde digital na doença pulmonar obstrutiva crônica”.
O seminário também contará com a apresentação de uma ação brasileira em saúde pulmonar, o Projeto Vocal, com pesquisadores da Ufscar vinculados ao Lacap.
“Essa equipe é liderada pela professora dra. Renata Gonçalves Mendes , referência em pesquisa em fisioterapia cardiorrespiratória e reabilitação pulmonar”, ressalta Manuela. Os demais integrantes do Lacap que estarão no evento são a professora Nathany Schafauser e os professores Alessandro Heubel e Gustavo Araujo .
Mais informações
Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas pelo e-mail manuela.karloh@udesc.br e pelo perfil do Nureab no Instagram .
Serviço
O QUÊ:Seminário internacional “Avanço tecnológico e inovação na doença pulmonar obstrutiva crônica”.
QUANDO:19 de fevereiro, das 14h às 17h.
ONDE:Auditório da Udesc Cefid (térreo do Prédio da Biblioteca), Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone/WhatsApp: (48) 3664-8637