Segurança Segurança
Mais de 11 toneladas de fios de cobre são apreendidos e cinco pessoas são presas
Dando continuidade às ações de combate aos crimes contra o patrimônio, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), deflagrou, na última sexta-feira ...
09/02/2026 17h44
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

Dando continuidade às ações de combate aos crimes contra o patrimônio, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), deflagrou, na última sexta-feira (6), uma ofensiva que resultou na apreensão de mais de 11 toneladas de fio de cobre no município de Maracanaú, na Área Integrada de Segurança Pública 14 (AIS 14) do estado. Conduzida pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e com apoio do Núcleo Operacional (NO) e do Núcleo Inteligência (NUIP) do Departamento de Combate a Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), a operação finalizou com a prisão de cinco suspeitos pelo crime de receptação.

As investigações da DRF foram iniciadas após denúncias anônimas que apontavam a presença do material ilícito no galpão de uma empresa, em Maracanaú. Em posse das informações de localização, uma equipe policial diligenciou ao espaço indicado, onde encontraram 11,7 toneladas de fio de cobre, aparelhos celulares, além de maquinários de grande porte como: empilhadeira, trator, reboque e duas caminhonetes.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

A ação realizada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) compõe uma junta investigativa focada na elucidação de crimes relacionados ao roubo e furto de cobre pertencentes à empresas prestadoras de serviços essenciais. Em uma ação anterior, um grupo suspeito por roubo e furto de fios foi capturado. Nesta, por sua vez, a Polícia Civil realizou a prisão de cinco homens, de 21, 38, 44, 45 e 55 anos, suspeitos pelo crime de receptação. Eles foram autuados em flagrante e colocados à disposição da Justiça.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site doserviço 181, por meio do endereço eletrônico. O sigilo e o anonimato são garantidos.