Cidades Araçatuba - SP
Prefeitura de Araçatuba cria programa para reforçar aprendizagem dos alunos da rede municipal
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anunciou a criação de dois programas de recuperação voltados a alunos que ...
11/02/2026 09h36
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Araçatuba - SP

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anunciou a criação de dois programas de recuperação voltados a alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, especialmente nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

A proposta prevê acompanhamento sistemático, respeitando o ritmo e as necessidades educacionais de cada estudante.

A resolução, que criou o Programa de Recuperação Paralela Permanente da Aprendizagem (PRPP) e o Programa de Recuperação Paralela da Aprendizagem em Tempo Integral (PRPTI), foi publicada no Diário Oficial do Município do último dia 3.

"As atividades de recuperação paralela poderão ocorrer durante ou fora do horário regular de aula, inclusive em contraturno, utilizando metodologias diversificadas, materiais específicos e estratégias pedagógicas adequadas às diferentes etapas de ensino", explica a secretária de Educação, Ana Paula Braga.

CONTRATURNO

O PRPP será desenvolvido no contraturno do ensino regular nas escolas que ofertam atendimento em turno parcial e nas turmas das unidades de organização mista não contempladas com as oficinas das Escolas de Complementação Educacional (ECE). É destinado aos estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Já o PRPTI será aplicado nas escolas de turno parcial classificadas como prioritárias, assim definidas por atenderem estudantes em contextos de maior vulnerabilidade social e econômica e por apresentarem grandes desafios estruturais, pedagógicos ou sociais. É destinado aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

SELEÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação será responsável pela coordenação, acompanhamento e avaliação do programa, assegurando o cumprimento das diretrizes estabelecidas na resolução.

"A seleção dos estudantes será feita pelas próprias unidades escolares, com base em avaliações diagnósticas, processuais e formativas. O desempenho dos alunos será acompanhado continuamente, com registros que permitam avaliar os avanços no processo de aprendizagem", afirma Ana Paula.

A resolução completa, com competências das equipes, disposições transitórias, matriz curricular, rotina dos estudantes e jornada dos docentes, além de ficha de encaminhamento, estão disponíveis no Diário Oficial do Município, em https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=NzcxNTY2.