A Secretaria de Defesa Civil do Piauí (Sedec), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), realizou, nessa terça-feira (10), a formação de mais um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil, desta vez no município de Amarante, nas comunidades Chapada das Araras, Nova Conceição, Quilombo Periperi e Paraíso Cachoeira.
A ação faz parte do projeto rede colaborativa de monitoramento participativo e contou com uma capacitação sobre manuseio, instalação e coleta de dados através de pluviômetros comunitários, a fim de incentivar o monitoramento de chuvas em áreas vulneráveis.
Segundo o coordenador de Ensino e Capacitação da Defesa Civil, Francisco Wellington, o momento foi de fortalecimento da cultura de prevenção, aproximando as comunidades da Defesa Civil e incentivando o monitoramento participativo. “A ação da rede colaborativa em Amarante vem para fortalecer e ampliar a corrente que envolve o monitoramento de chuvas com a participação das comunidades, tendo em vista que esse monitoramento é importante para que a Defesa Civil tenha conhecimento de como está se comportando a questão climática nas comunidades, e assim desenvolver ações que possam mitigar os desastres”, ressalta.
A assistente social da Defesa Civil e coordenadora do Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPEDCs), Mariana Medeiros, conta que os treinamentos são focados em comunidades ribeirinhas, associações, sindicatos e instituições de base comunitária com interesse em colaborar. “São pessoas que residem em áreas de risco, que recebem um treinamento e uma formação relacionada à preparação para situações de emergência. Com isso essas pessoas vão ser multiplicadoras e um elo da Defesa Civil junto à comunidade que vivencia o risco. Posteriormente, a gente vai levar pluviômetros, para que eles sejam instalados nessa comunidade e, a partir daí, a gente vai poder ter dados e informações sobre os índices de chuvas em vários municípios, formando o que a gente chama de rede colaborativa de monitoramento participativo”, explica a coordenadora.
Os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECS) são um grupo de pessoas de comunidades localizadas em áreas de riscos que formam um elo com a defesa civil, disseminando informações e fortalecendo a capacidade de resiliência local. Diversos municípios já possuem o Núcleo, como Caxingós, Luís Correia, Ilha Grande, São João da Fronteira, Piracuruca, Palmeirais e Luzilândia.