Geral Portos do Paraná
Portos do Paraná é destaque no Prêmio ANTAQ com ações de sustentabiliade
A Autoridade Portuária Paranaense conquistou o terceiro lugar ao alcançar um dos melhores resultados no Índice de Desempenho Ambiental (IDA), na s...
11/02/2026 22h06
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

As ações de sustentabilidade realizadas pela Portos do Paraná no Porto de Antonina ao longo de 2024 foram destaque no 10º Prêmio da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), que nesta edição teve como tema “Soluções para a Mudança do Clima”.

A Autoridade Portuária Paranaense conquistou o terceiro lugar ao alcançar um dos melhores resultados no Índice de Desempenho Ambiental (IDA), na subcategoria de portos que movimentaram até 5 milhões de toneladas por ano.

“Essa premiação reconhece todo o empenho da comunidade portuária de Antonina, que alcançou avanços significativos na área ambiental da região”, destacou o gerente de Meio Ambiente, Thales Trevisan, que recebeu o prêmio durante a cerimônia realizada em Brasília, na última terça-feira (10). O coordenador de Monitoramento e Qualidade, Vader Braga, também participou do evento.

Entre as ações ambientais realizadas está a conclusão da remoção dos depósitos de carvão que existiam no pátio do Terminal Portuário Barão de Teffé. Todo o material foi retirado e destinado a locais apropriados.

Outros dois projetos também foram fundamentais para a conquista do prêmio. O primeiro foi a atualização do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ). A revisão do regulamento permitiu a execução do segundo projeto: a revitalização das áreas do Porto de Antonina, que poderão receber uma marina futuramente.

PRÊMIO ANTAQ O evento reconhece e incentiva estudos, projetos e boas práticas voltados à melhoria da prestação dos serviços de transporte aquaviário à sociedade.

Esta é a sexta vez que a Portos do Paraná é premiada pela ANTAQ. Em outras edições, a empresa pública venceu três vezes na categoria Conformidade Regulatória, conquistou o segundo lugar na categoria Maior Índice de Desempenho Ambiental e o terceiro lugar na categoria Iniciativas Inovadoras em Emergência Climática em ESG.