A Coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE) realizou, na manhã desta quarta-feira, 11, uma qualificação voltada às ações do Programa. A atividade teve como público-alvo enfermeiros e técnicos de enfermagem da Estratégia Saúde da Família, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Simone Navarro, explica que a capacitação reforça o atendimento às populações em situação de vulnerabilidade e aprimora o acompanhamento das ações junto às unidades de saúde.
“Hoje a gente traz um amplo conhecimento para esses servidores que estão lá executando suas atividades e vem abordando também a importância do programa de saúde na escola com atendimento mais próximo dessa população de vulnerabilidade, além de trazer também um acompanhamento junto às unidades de saúde. Temos que aprimorar esse conhecimento junto aos nossos servidores”, destaca.
Segundo ela, a programação também abordou a temática da gestação na adolescência, com participação das coordenações de Saúde da Mulher e Saúde da Criança, alinhada ao novo modelo de financiamento do SUS, o Saúde Brasil 360.
“Nós aproveitamos também para trabalhar a gestação na adolescência sobre a importância das boas práticas dentro da escola, como uma forma de prevenção”, completa.
O coordenador do PSE, Evandro Rodrigues, reforça a relevância de formar os profissionais, a partir do papel do PSE no município.
“O nosso objetivo nesta manhã é capacitar esses múltiplos profissionais da saúde, para que possam levar essas palestras de uma forma mais lúdico-pedagógica aos alunos”, explica.
Ele reitera que foram confeccionados jogos e atividades pedagógicas para apoiar as ações nas escolas.
O PSE é um programa nacional ao qual o município aderiu em 2011. Cada ciclo tem duração de dois anos. A cada período, novas escolas são pactuadas e o Ministério da Saúde define 14 ações com base em indicadores de vulnerabilidade, como gravidez na adolescência, combate à dengue e saúde bucal. Neste ano, o tema do autismo também integra a programação.
As equipes da Estratégia Saúde da Família atuam nas escolas por meio de cronograma definido em conjunto com as direções escolares, em trabalho intersetorial entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
“Para que esse trabalho realmente flua e aconteça de forma bem significativa é necessário que a escola também seja parceira com a Saúde. A partir disso, monta-se então um calendário semestralmente para que essas palestras aconteçam dentro das escolas”, pontua Evandro.
A enfermeira Marly Maltarolo, que atua há 12 anos no programa, destaca a importância da presença da saúde no ambiente escolar.
“A gente vê a ausência dos jovens em atualizar suas carteiras de vacina, por isso é muito importante levar até eles na escola a vacinação e a educação em saúde. Com as crianças dos NEI’s a gente sempre trabalha a vacinação da influenza e a saúde bucal, com aplicação de flúor”, relata.
Atualmente, o Programa Saúde na Escola atende 105 unidades de ensino, sendo 96 da rede municipal e 9 da rede estadual.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio Santos
The post SMS: Capacitação do PSE contempla profissionais da Estratégia Saúde da Família appeared first on Prefeitura de Marabá .