A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), por meio da Coordenação de Transporte Público, divulgou o calendário de vistoria anual obrigatória para 2026. O procedimento busca garantir mais segurança aos usuários e contempla o transporte escolar (urbano e rural), o transporte coletivo, táxis e veículos locados a serviço das secretarias municipais.
Durante a inspeção, serão avaliadas as condições físicas dos veículos, itens de segurança, funcionamento de equipamentos obrigatórios e dispositivos específicos exigidos para cada categoria. No transporte escolar, por exemplo, é verificada a presença das faixas de identificação e demais exigências previstas na legislação vigente.
Neste ano, as vistorias deverão ser solicitadas exclusivamente pelo portal Tudo Fácil . A relação da documentação necessária será disponibilizada dentro da plataforma assim que o serviço estiver disponível. A partir da data de início da entrega documental, os permissionários poderão realizar o envio da documentação de forma online, garantindo mais agilidade e praticidade ao processo.
Cronograma de Vistoria Obrigatória 2026
Grupo 1 – Veículos locados pela PMVC (Secretarias) e Transporte Escolar Urbano
Grupo 2 – Transporte Individual (Táxi)
Grupo 3 – Transporte Coletivo Urbano
Grupo 4 – Transporte Coletivo Rural
As vistorias deverão ser agendadas naCoordenação de Transporte, localizada no Centro Cultural Glauber Rocha.
A Semob reforça a importância de que todos os permissionários fiquem atentos aos prazos para garantir a regularidade do serviço e a segurança da população.