Foto: SEMAE/GOVSC
A Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), informa que o prazo para o envio de contribuições para a consulta pública que trata da construção do futuro do litoral catarinense foi prorrogado até o dia 20/02. A gerência de Integração e Planejamento Ambiental (Geipa), área responsável pela iniciativa na SEMAE, recebeu, até o momento, mais de 900 sugestões de moradores, trabalhadores, técnicos e pesquisadores do tema.
“As manifestações recebidas pela Secretaria refletem a participação de pessoas com vínculos em todas as faixas do litoral catarinense, sendo que mais de 75% dos participantes possuem mais de 10 anos de relação com o litoral e profundo conhecimento sobre as demandas do território. É exatamente esse o propósito da consulta pública: ampliar o diálogo, ouvir diferentes vozes e fortalecer o desenvolvimento sustentável da zona costeira”, destaca o secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde, Cleiton Fossá.
A Consulta Pública “Construindo o Futuro do Litoral de Santa Catarina” teve origem na II Conferência da Zona Costeira de Santa Catarina, realizada em setembro de 2025. O encontro reuniu gestores públicos, especialistas, setor produtivo, comunidades tradicionais e representantes da sociedade civil de 80% dos municípios costeiros do estado, que participaram de uma oficina técnica estruturada por setores do litoral (Norte, Centro-Norte, Central, Centro-Sul e Sul).
As propostas resultantes desse processo coletivo foram sistematizadas em um documento técnico, que agora está sendo submetido à sociedade por meio desta consulta pública, com o objetivo de ampliar a participação social, validar prioridades e incorporar novas contribuições antes da consolidação das ações estratégicas para a gestão da zona costeira catarinense.
“Estamos muito felizes com as centenas de contribuições que recebemos até agora, Isso demonstra que o tema preocupa e envolve os catarinenses. A prorrogação do prazo amplia o tempo e o alcance da escuta social, garantindo que mais vozes possam contribuir de forma qualificada. Essa etapa é fundamental para validar e aprimorar as propostas construídas na II Conferência, antes da consolidação das ações estratégicas. As contribuições irão orientar prioridades e os próximos encaminhamentos da política costeira”, afirma a pesquisadora da GEIPA, Andreza Martins.
Os interessados devem enviar suas sugestões pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8rcQfni_OrYtFK9ld97JRY6F-eC2JTlL4AUd7qPnsUwE9_Q/viewform?usp=header . As demais informações e o documento base podem ser acessados em https://www.semae.sc.gov.br/consulta-publica/ .