Segurança Segurança Pública
PCPR, PMPR e Polícia Penal cumprem 13 mandados de busca e apreensão contra o tráfico no Litoral
O trabalho investigativo teve início a partir de informações compartilhadas pela Delegacia de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e ev...
13/02/2026 08h16
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e a Polícia Penal do Paraná (PPPR), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (12), a Operação Maré Brava, com o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal de Guaratuba, após representação da autoridade policial no curso de investigação que apura a atuação de grupo envolvido com o tráfico de entorpecentes na região. O trabalho investigativo teve início a partir de informações compartilhadas pela Delegacia de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e evoluiu com planejamento estratégico entre as forças de segurança.

“A ação é resultado de um trabalho integrado e planejado entre as forças de segurança, com foco no enfrentamento qualificado ao tráfico de drogas no Litoral. O objetivo é reunir elementos robustos para responsabilizar os envolvidos e enfraquecer a atuação dessas organizações criminosas na região”, destacou a delegada El Santos de Freitas Cavalcanti.

Durante o cumprimento das medidas, foram apreendidos oito aparelhos celulares de interesse investigativo, além de valores em dinheiro localizados com o auxílio de cães farejadores, inclusive escondidos em ralos de imóveis no município de Matinhos. Parte do material será submetida à análise técnica para subsidiar o avanço das apurações.

“O trabalho integrado entre as forças de segurança é fundamental para ampliar a capacidade de resposta do Estado no enfrentamento ao tráfico de drogas. Atuamos de forma coordenada, com emprego de equipes especializadas, tecnologia e presença ostensiva, garantindo mais segurança à população do Litoral durante o Verão Maior”, afirmou o capitão Rildo Fausto Kops Neto, comandante do policiamento em Guaratuba durante o Verão Maior.

A operação contou ainda com o emprego de aeronaves, drones e equipes especializadas das três forças.

Quatro pessoas foram conduzidas à delegacia para procedimentos de polícia judiciária. As investigações seguem em andamento para a identificação de outros possíveis envolvidos e continuidade das medidas judiciais cabíveis.