O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e parceiros, abriu as inscrições para a2ª edição da Caravana da Produção 2026. Com o temaGrãos Fortes, Estado Forte, a expedição será realizada entre os dias 23 e 27 de fevereiro, percorrendo 2.340 quilômetros e visitando cinco propriedades rurais em diferentes regiões do estado.
Os interessados podem se inscrever por meio do linkhttps://forms.gle/1nEgpu7Qrmed911J6ou diretamente nos locais onde serão realizados os eventos.
As propriedades a serem visitadas estão localizadas nos municípios de Guaraí (Fazenda Nativa), Tocantínia (Fazenda Agro Brasil), Monte do Carmo (Fazenda São Francisco/Grupo Conrad), Figueirópolis (Sítio Santo Expedito) e Mateiros, na região do Jalapão (Fazenda Céu Azul).
O gerente de Agricultura da Seagro, Francisco Lima, destaca que aCaravana da Produçãorepresenta uma oportunidade estratégica para acompanhar de perto o desempenho da produção de grãos no Tocantins. “A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva, promovendo aprendizado, troca de experiências e integração entre produtores, técnicos e parceiros do setor. Durante os cinco dias, serão realizadas visitas técnicas com foco nas culturas de soja, milho, arroz e algodão”, explica.
Expectativa
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o ciclo produtivo apresenta projeções positivas, com área estimada em 1,6 milhão de hectares, crescimento aproximado de 6,7% em relação à safra anterior.
A expectativa é de que, na safra 2025/2026, o Tocantins colha cerca de 5,75 milhões de toneladas de soja, contribuindo para que a produção total de grãos no estado ultrapasse a marca histórica de 9,6 milhões de toneladas.
Parceiros
A iniciativa conta com a parceria de Novilho Precoce/TO, Sítio Santo Expedito, Agro Brasil, Fazenda Nativa, Grupo Conrad, Fazenda Céu Azul, AGI/AgroX, Precisa Aeroagrícola, Innovagro Brasil, Precisiotins, Ezolu Agro, Terra Forte, Marca Motors/Mitsubishi, AmazonAgro, Sicredi, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sistema OCB/TO, ABC Corte, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).