Praia Grande se consolida cada vez mais como referência na proteção e preservação do meio ambiente, dos recursos naturais, e ainda no desenvolvimento de iniciativas sustentáveis. Agora, a Cidade deu mais um importante passo nesse sentido. O Município passa a contar com contêineres destinados para o descarte correto de vidro, aprimorando a reciclagem deste material.
No total, são 15 contêineres estrategicamente localizados nos principais centros comerciais de Praia Grande. Essas áreas, que foram mapeadas pela equipe técnica da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) da Cidade, contam com inúmeros estabelecimentos como, por exemplo, bares, restaurantes. Assim, a utilização desses recipientes de vidro é elevada nesses locais.
“A Prefeitura de Praia Grande tem trabalhado para aprimorar e ampliar as ações sustentáveis e de preservação do meio ambiente já existentes na Cidade. Buscamos também novas iniciativas que possam fortalecer a agenda ambiental do Município. Com esses pontos de coleta de vidro organizamos o descarte correto, fortalecemos a logística reversa e a economia circular, e ainda reduzimos os impactos ambientais. Contamos com o apoio da população”, disse o prefeito praia-grandense, Alberto Mourão.
Atenção! É importante a população ficar atenta ao que pode ou não ser levado aos pontos de coleta de vidro. Confira a lista:
-Podem ser dispensados nos contêineres os seguintes itens: garrafas de vidro em geral, potes, frascos de perfume, copos e vidros quebrados.
-Não pode ser dispensado: cristais, porcelanas, cerâmicas, louças, lâmpadas, telas de tv, vidro de medicamento.
Vidro - Esse projeto figura como uma importante etapa para a ampliação em Praia Grande da cadeia de logística reversa do vidro. A iniciativa ainda tem a seu favor o fato deste material ser 100% reciclável, ou seja, uma garrafa descartada corretamente se transforma em outra nova. Assim, se evita a retirada de mais matéria prima e também emissões de CO2.
Mas os benefícios não param por aí. Existe um outro detalhe que chama atenção. Esses pontos de coleta evitarão que itens de vidro acabem sendo destinados incorretamente junto com os demais detritos para os aterros sanitários.
Iniciativa – A instalação dos pontos de coleta é um Acordo de Cooperação ligado ao Programa Vidro Vira Vidro firmado entre a Prefeitura de Praia Grande e a empresa Massfix – Reciclegem de Vidro. Todo o processo ocorreu através da Sesurb, que contou com o apoio em determinadas etapas da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) praia-grandense.
“Praia Grande disponibiliza para a população diversas ferramentas para destinar corretamente materiais recicláveis. Esses novos pontos de coleta de vidro complementam a estrutura já existente na Cidade, com destaque para os 24 Ecopontos. Essas unidades estão localizadas por todas as regiões do Município”, comentou a secretária de Serviços Urbanos praia-grandense, Soraia Milan.