A Prefeitura de São Sebastião vai intensificar o esquema de segurança para o Carnaval 2026 com a ampliação do monitoramento inteligente em todo o município. A cidade é acompanhada pelo programa Smart São Sebá, sistema que realiza reconhecimento facial e está integrado ao Muralha Paulista, do Governo do Estado de São Paulo, fortalecendo a atuação conjunta das forças de segurança.
Para o período festivo, novas câmeras serão instaladas em pontos estratégicos, especialmente nas áreas com maior concentração de público, ampliando a capacidade de prevenção e resposta rápida a qualquer ocorrência. O objetivo é garantir tranquilidade aos foliões e coibir práticas irregulares durante os dias de festa.
O Centro de Operações Integradas (COI) também realizou o remanejamento das equipes e atuará com funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia, acompanhando em tempo real toda a movimentação nas regiões onde ocorrem as programações oficiais.
A estratégia alia tecnologia, integração entre órgãos e presença operacional nas ruas para assegurar um Carnaval organizado, seguro e acolhedor para moradores e visitantes.
Haverá ainda atuação intensificada da Polícia Municipal em todo o território, com fiscalizações pontuais, Base Comunitária Móvel, patrulhamento com bicicletas, equipes da Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam) e Canil. O esquema conta também com o reforço da Polícia Militar, que permanecerá no município até o encerramento dos festejos de Carnaval.
#PraTodosVerem:Sequência de imagens mostra o interior do C.O.I. (Centro de Operações Integradas), uma sala de monitoramento com um grande videowall exibindo diversas câmeras de segurança de vias públicas. Operadores sentados à frente de monitores individuais controlam o sistema, enquanto um homem de camisa polo rosa aponta para detalhes nas telas principais. Na parede preta, destacam-se o letreiro do centro, um relógio digital vermelho e diversos brasões de forças de segurança, como Polícia Federal, Civil, Militar e Guarda Municipal. Fim da descrição.