Turismo São Sebastião - SP
Bloco Bahianidade anima moradores e turistas no Carnaval de Boiçucanga
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass), com patr...
15/02/2026 17h36
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass), com patrocínio da Ambev, deu início, na sexta-feira (13/02), ao Carnaval 2026 em São Sebastião.

Na Costa Sul, milhares de foliões, entre moradores e turistas, se reuniram na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, para a abertura oficial da maior festa popular do país.

O Bloco Bahianidade levou muita música, alegria e energia ao público presente, no estilo dos tradicionais blocos de rua, com forte inspiração na vibe carnavalesca baiana e na cultura do carnaval popular. O repertório remeteu ao Carnaval da Bahia, com ênfase em ritmos contagiantes como axé, ijexá, música afro-baiana e samba de roda, que animaram os foliões durante a primeira noite de festa.

Na sequência, o Baile de Carnaval foi comandado pelo cantor Missinho Persan, garantindo ainda mais música e animação para moradores e visitantes.

O turista e fisioterapeuta Ricardo Nogueira, de 39 anos, de Belo Horizonte (MG), elogiou a organização e o clima familiar do evento. “É a primeira vez que passo o Carnaval em São Sebastião e fiquei encantado. O bloco é animado, mas ao mesmo tempo tranquilo, dá para curtir com segurança”, comentou Nogueira.

Já a turista Juliana Martins, de 27 anos, destacou o cenário e a receptividade. “Carnaval com pé na areia, música boa e pessoas acolhedoras. Boiçucanga tem uma energia especial, e o Bahianidade representa muito bem isso”, afirmou Julia.

O vendedor ambulante Carlos Henrique da Silva, de 42 anos, que trabalha há mais de 10 anos no Carnaval de Boiçucanga, ressaltou o impacto positivo do evento. “O Bloco Bahianidade é sempre muito bom para a gente. Tem bastante público, as pessoas se divertem e o movimento ajuda a aumentar a renda. É um Carnaval organizado, familiar e que valoriza quem trabalha aqui”, afirmou Silva.

O Bloco Bahianidade integra a programação descentralizada do Carnaval de São Sebastião, valorizando a cultura popular, fortalecendo o turismo e proporcionando lazer para toda a família em diferentes regiões do município.

Na Costa Sul, a folia segue intensa com bailes todas as noites em Boiçucanga, Maresias, Paúba e Boraceia. Diversos blocos tradicionais também prometem animar o público, como o Bloco Vai-Quem-Quer e o Banho da Doroteia, no dia 15/02 (Boiçucanga); o Bloco do Cavuka, de 14 a 17/02 (Barra do Una); o BlocoSamdosa, no dia 14/02; e o Bloco Unne, no dia 16/02 (Camburi), além do Bloco Sahy no Samba com Benziê, no dia 16/02 (Barra do Sahy), entre outros.

As crianças também têm espaço garantido na festa, com uma programação especial de matinês e atividades em Boiçucanga, Maresias e Barra do Una. A programação carnavalesca ainda se estende por bairros como Arrastão, Morro do Abrigo, Cigarras, Enseada, Praia Grande, Barequeçaba, Barra do Una e Camburi, garantindo festa em diversas regiões do município.

A programação completa do Carnaval de São Sebastião 2026 está disponível no site oficial da Prefeitura.

  https://www.saosebastiao.sp.gov.br/pdfs/2026/programacao_carnaval_sao_sebastiao_2026.pdf

 

 

 #PraTodosVerem:imagem do Bloco Bahianidade e seus integrantes no palco durante a abertura oficial do Carnaval em Boiçucanga, outra imagem de dois homens e 1 mulher na Praça Pôr do Sol se divertindo durante a apresentação do bloco, mais uma imagem de um casal dançando ao ritmo das músicas do bloco e a última imagem da cantora do Bloco Bahianidade no palco. Fim da descrição

Foto: Anna Paula | PMSS