A operação organizada pelas forças de segurança do município durante o evento marcou a excelência na organização com ainda mais segurança ao público. Além disso, a transmissão ao vivo levou o desfile para as telas de todos que não conseguiram estar presentes
As escolas de samba do grupo de acesso iniciaram o tradicional Desfile de São Sebastião 2026 com muita emoção, cultura e samba no pé, no último domingo (15/2). O Complexo Turístico da Rua da Praia recebeu uma multidão que acompanhou de perto o espetáculo dos passistas, baterias e carros alegóricos, no Centro Histórico.
No primeiro dia de desfile, as escolas do grupo de acesso Mocidade Independente da Topolândia, Guerreiros do Samba e Flôr do Morro tomaram conta da avenida e elevaram a energia da galera lá no alto com ritmo e muita alegria.
Antes do início do desfile, o Bloco Afoxé ‘Ilê Un Zambi’ se apresentou pela Rua da Praia, com a lavagem da rua. Fundado por Tata Cajalacy, conhecido como Ataualpa de Figueiredo Neto, o grupo benzeu a avenida para a vinda das Escolas de Samba
“Buscamos trazer a autoafirmação e a importância dos povos africanos em nosso País. Os africanos foram os responsáveis por propagar a cultura do carnaval no Brasil. Apesar da festa ter a sua origem na Europa, as pessoas mestiças foram as responsáveis por realizarem e trabalharem para que os festejos do carnaval ocorressem depois da Lei Áurea”, explicou Ataualpa.
A primeira escola a dar um show na avenida foi a tradicional Mocidade Independente da Topolândia. Fundada em 1991 e campeã do carnaval de 94, a escola trouxe o enredo ‘De Corsários a Belezas Naturais, Caiçaras, Porto e Resistência.
Os integrantes da Mocidade jogaram as mãos para o alto e gritaram forte: O Petróleo é Nosso’.
Maria Tavoralo é uma das fundadores da escola e afirma que Mocidade levou à avenida uma narrativa verdadeira sobre a história e as riquezas culturais e naturais de São Sebastião.
'Foi uma noite linda e vimos a exaltação ao povo caiçara, ao porto, a luta popular e a identidade do município', completou Tavoralo.
A Escola Grêmio Recreativo Carnavalesco Guerreiros do Samba foi a segunda na avenida e apresentou o enredo ‘As Águas Vão Rolar’, celebrando a força da água como elemento de vida, movimento e transformação.
Com cerca de 300 integrantes, a proposta do desfile foi marcada por fluidez, ritmo e emoção, exaltando a relação do povo com a natureza e os ciclos da vida.
A terceira e última escola a entrar na avenida foi a Flôr do Morro, que levou à avenida o enredo ‘Mistérios e Memórias do Abrigo’, apresentando narrativa sobre a história do Morro do Abrigo, suas raízes indígenas, a formação da cidade e tradições culturais e religiosas que compõem a identidade local.
A estreia oficial da Flôr do Morro ocorreu no ano de 2025 e ficou marcada com o terceiro lugar do grupo de acesso do Carnaval de São Sebastião.
O presidente da Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas (ASEC), Yago Oyama, afirmou que tudo mundo entregou o melhor para seguir o cronograma e cada escola mostrou na avenida que o carnaval de São Sebastião é feito de história, identidade e paixão pela cultura popular.
"É emocionante ver o brilho e a dedicação das agremiações do grupo de acesso. Para a Associação das Escolas de Samba de São Sebastião, esse espetáculo reforça que estamos no caminho certo, valorizando nossas comunidades, nossos sambistas e mantendo viva a tradição que move o coração da cidade", complementou Oyama.
Para a foliona, Adriana Kelly, o evento foi formidável e todas as escolas deram show. "Gostei muito dos desfiles e de toda a estrutura do Carnaval de São Sebastião. Sambei muito e estarei aqui novamente para assistir ao grupo principal na terça-feira", declarou Adriana.
Transmissão
Para dar maior visibilidade ao trabalho das escolas de samba e possibilitar que os apreciadores do Carnaval de São Sebastião que não puderam estar presentes acompanhassem o evento, a Prefeitura de São Sebastião apresentou, nesta edição, a transmissão ao vivo dos dois dias de desfile em seu canal oficial no YouTube. Para assistir, basta acessar o link https://www.youtube.com/@prefsaoseba.
Apuração e premiação
A apuração oficial do Desfile das Escolas de Samba de São Sebastião ocorrerá na terça-feira (17/2), às 17h, no Auditório da Casa da Cultura.
A premiação ocorrerá no mesmo dia, às 20h, na Rua da Praia, com a presença das agremiações e blocos filiados, além de autoridades, ocasião em que serão entregues os troféus aos campeões do Grupo Especial e do Grupo de Acesso.
Repasse antecipado
Um importante avanço para o Carnaval 2026 de São Sebastião foi o repasse antecipado de recursos às escolas de samba do município. No dia 10 de novembro, as agremiações dos grupos de Acesso e Especial receberam 70% da verba destinada à preparação do desfile, obtida por meio de patrocínio da iniciativa privada, sem oneração aos cofres públicos.
De acordo com a ASEC, esta foi a primeira vez que o repasse ocorreu com tempo hábil, permitindo maior planejamento, organização e aquisição antecipada de insumos e materiais essenciais para a produção de fantasias, alegorias e demais elementos do espetáculo.
Os 30% restantes foram liberados em janeiro de 2026. Segundo o presidente da ASEC, Yagu Oyama, o repasse antecipado contribuiu para ampliar o planejamento e a organização das escolas de samba, fortalecendo a estrutura do Carnaval no município.
Programação completa
A programação completa do Carnaval 2026 em São Sebastião pode ser conferida no link: https://www.saosebastiao.sp.gov.br/pdfs/2026/programacao_carnaval_sao_sebastiao_2026.pdf .
Desfile do Grupo Especial
Segunda-feira (16/02)
1ª Escola – Leões da Vila
Horário 21h | Concentração 19h55
A Escola de Samba Leões da Vila apresentará o enredo ‘São Sebastião Bonita por Natureza’, exaltando as belezas naturais, a história, a cultura e o orgulho do povo caiçara, com proposta que percorre passado, presente e futuro e destaca a importância da preservação ambiental e cultural.
2ª Escola – X9 do Litoral Norte
Horário 22h | Concentração 20h55
Com o enredo ‘É Emoção, É Cinema, É X9!’, a agremiação transformará a avenida em espetáculo inspirado na linguagem cinematográfica, conduzindo o público por cenas e emoções intensas, com o samba como elemento central.
3ª Escola – Sol da Vila Amélia
Horário 23h | Concentração 21h55
Para o Carnaval de 2026, o Sol da Vila Amélia apresentará o enredo ‘O Mundo Mágico: A Alegria de Fazer Arte’, celebrando a criatividade, a imaginação e a arte como expressão de união e transformação social.
4ª Escola – Ki-Fogo
Horário 0h | Concentração 22h55
Com o enredo ‘Tião – Sobre o Solo Sagrado da Resistência’, a escola revisita a história da cidade desde a colonização, destacando a resistência dos povos originários e da população negra na construção da identidade local, em homenagem a Tião Félix.
5ª Escola – Acadêmicos de São Francisco
Horário 1h | Concentração 23h55
Encerrando a noite, a Acadêmicos de São Francisco apresenta o enredo ‘O Medo Mora Aqui?’, propondo reflexão sobre medos humanos e sociais e convidando o público à superação por meio da arte e do samba.
A ordem oficial dos desfiles foi definida por sorteio realizado pela ASEC.
#PraTodosVerem Registros do desfile noturno do Carnaval de São Sebastião mostram passistas, integrantes e carros alegóricos em apresentação na avenida, acompanhados por bateria e alas coreografadas. Fim da descrição.