Turismo São Sebastião - SP
Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
A criatividade tomou conta do segundo dia do tradicional Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026. Com muita criança animada...
17/02/2026 20h30
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP

A criatividade tomou conta do segundo dia do tradicional Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026. Com muita criança animada e fantasiada para concorrer aos prêmios da festa, o evento ocorreu na Praça do Coreto, no Centro Histórico de São Sebastião, nesta terça-feira (17/2). Participaram do concurso cerca de 50 crianças de 5 a 12 anos.

Foi uma tarde de muita diversão e alegria, onde os pequenos foliões puderam esbanjar simpatia e imaginação. As crianças desfilaram e demostraram muito carisma do começo ao fim do concurso.

A campeã da categoria feminina foi Cecília Portes, 9 anos, que possui um quadro fechado de paralisia cerebral e foi fantasiada de Cinderela, desfilando na sua cadeira de rodas que parecia mais uma carruagem. O pai da Cecília, Juliano Novaes Portes, 42 anos, contou que é morador de Jacareí e esta foi a primeira vez que curtiu o Carnaval de São Sebastião. 

“Sempre levamos ela para curtir o Carnaval, pois é um momento de proporcionar alegria e essa vivência para ela. Ela ama demais tudo isso e vemos a felicidade dela em cada sorriso e interação com outras crianças. Achamos incrível o Carnaval de São Sebastião e com certeza iremos voltar em outras oportunidades”, afirmou Portes. 

Já a mãe de Cecília, Pollyanna Portes, 41 anos, explicou que caracterizar a cadeira de rodas mostra a responsabilidade e compromisso com outras famílias que possuem alguém com um quadro de deficiência, apresentando as necessidades de pessoas PcD e dizendo que de certa forma a cadeira é uma parte do corpo dela também.

“Ela nem precisava ficar em primeiro lugar para ser a campeã, pois a Cecília é assim, ela simplesmente vive o extraordinário da maneira mais simples e normal possível. O Carnaval é para todos, é alegria, festa e inclusão. Acredito que a nossa família mostrou isso aqui hoje!”, complementou o pai. 

Quem venceu na categoria masculina foi Pedro Santana de Matos, 6 anos, que foi fantasiado do personagem do jogo Minicraft, mania entre os jovens e crianças da atualidade. Pedro participou no ano passado do concurso e não havia conseguido ficar entre os três primeiros, por isso, neste ano ele se dedicou e produziu a fantasia junto com a mãe e a conquista veio. 

“Minha mãe e toda a minha família ajudou muito a fazer a minha fantasia. Neste concurso, eu arrasei e muitas outras crianças curtiram a minha fantasia também. Estou muito feliz com o prêmio e por curtir o carnaval com a minha família”, completou o campeão do concurso.

Um dos jurados do concurso, Miguel Arcanjo, enalteceu a entrega de cada criança que desfilou no concurso e esbanjou o espírito carnavalesco do início ao fim. “Ficamos impressionados com a criatividade das fantasias, o carinho das famílias na preparação de cada detalhe e, principalmente, a alegria contagiante das crianças. Mais do que uma competição, este concurso valoriza a inclusão, a imaginação e o espírito do Carnaval, proporcionando momentos inesquecíveis para todos os participantes e para o público presente”, destacou o jurado.

Pódio do concurso 

Categoria feminina 

1º lugar – Cecília Portes 

2º lugar – Lívia Medeiros e Maria Luiza de Franco 

3º lugar – Lavínia de Franco, 9 anos 

Categoria masculina

1º lugar – Pedro Santana de Matos, 6 anos

2º lugar – Gustavo Ferreira, 7 anos

3º lugar – Antônio Neves de Lima, 6 anos