Cidades Lucas do Rio Verde
Novo Símbolo Internacional de Acessibilidade é tema de palestras promovidas pela Guarda Civil Municipal
A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde, promoveu, nesta semana, uma série de palestras educati...
18/02/2026 13h11
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde, promoveu, nesta semana, uma série de palestras educativas em empresas do município e também no Clube do Idoso, abordando o Novo Símbolo Internacional de Acessibilidade e sua importância para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

A iniciativa teve como objetivo orientar a população sobre a atualização do símbolo que identifica espaços acessíveis, reforçando o respeito às vagas especiais, à sinalização adequada e aos direitos das pessoas com deficiência.

“O novo símbolo internacional de acessibilidade representa mais do que uma mudança visual. Ele reforça a ideia de inclusão ampla, lembrando que a acessibilidade não atende apenas pessoas com deficiência física, mas também aquelas com deficiências sensoriais, intelectuais e invisíveis. Nosso objetivo com essas palestras é conscientizar a população, orientar empresas e fortalecer o respeito aos direitos garantidos por lei. Informação é o primeiro passo para construirmos uma cidade verdadeiramente acessível e 
inclusiva para todos”, disse o subinspetor da GCM, Olessandro Braga.

O que mudou?

O Brasil aprovou, por meio do Senado Federal, um projeto de lei que substitui o antigo símbolo da cadeira de rodas, o tradicional pictograma azul com a pessoa sentada por um novo símbolo de acessibilidade, criado em 2015 pela Organização das Nações Unidas.

O símbolo anterior é amplamente reconhecido e continuará válido durante o período de transição, porém era considerado limitado por representar, principalmente, a deficiência física.

Já o novo símbolo apresenta uma figura humana estilizada, com braços abertos dentro de um círculo, representando inclusão universal, autonomia e diversidade. A proposta é ampliar a compreensão de que a acessibilidade contempla diferentes tipos de deficiência físicas, sensoriais, intelectuais e invisíveis.

Prazo de adaptação

A legislação estabelece prazo de até três anos para que a nova sinalização substitua gradualmente a anterior em espaços públicos e privados. A mudança será progressiva e não ocorre de forma imediata em todo o país.

É importante destacar que a atualização refere-se à sinalização de acessibilidade como placas indicativas, vagas de estacionamento, prédios públicos, mapas e espaços adaptados e não às placas de identificação veicular.

Conscientização e cidadania

Durante as palestras, a Guarda Civil Municipal reforçou a importância do respeito às vagas exclusivas, da correta utilização dos espaços adaptados e da conscientização coletiva sobre inclusão.

A ação integra o compromisso da Prefeitura de Lucas do Rio Verde com a promoção da acessibilidade, da informação e do respeito às pessoas com deficiência. “Mais do que uma mudança visual, o novo símbolo representa um avanço na forma como enxergamos a inclusão e a diversidade em nossa sociedade”, destacou o subinspetor da GCM, Olessandro Braga, 
durante os encontros.