Cidades Rio Preto - SP
Cerca de 500 profissionais participam de formação
Lei Lucas torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para profissionais da educação básica
18/02/2026 16h45
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

Cerca de 500 profissionais de apoio à Educação Infantil participam na tarde desta quarta-feira, 18/2, no Teatro Paulo Moura, de formação referente à Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas.

A norma torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de recreação infantil. O objetivo é garantir segurança e atendimento imediato a crianças e adolescentes em emergências.

A capacitação, ministrada pelo cabo PM Gustavo Corrêa, do 13º Grupamento do Corpo de Bombeiros, aborda situações que podem ocorrer na rotina do transporte escolar, como quedas, desmaios, crises convulsivas, engasgamento, sangramento nasal e mal súbito. Os participantes também receberam orientações teóricas e práticas sobre procedimentos iniciais de atendimento, incluindo massagem cardíaca, até a chegada do socorro especializado.

A secretária de Educação, Rosicler Quartieri, agradeceu a presença das profissionais de apoio e da parceria com os bombeiros. “A importância de ter conhecimento para agir com rapidez e responsabilidade diante de uma emergência é um diferencial que pode salvar a razão das nossas vidas, que são nossas crianças.”

Todos os profissionais da rede pública municipal de ensino devem fazer a capacitação. Em janeiro, foi a vez dos motoristas e profissionais de apoio do transporte escolar participarem do encontro, cujo foco foi capacitar equipes para prestar os primeiros atendimentos em casos que possam ocorrer dentro do transporte escolar, para garantir a segurança das crianças até a chegada do socorro.