Geral Cidades
Secretaria Municipal de Saúde segue classificação de risco do SUS na organização do fluxo de atendimento
A classificação de risco no Sistema Único de Saúde (SUS) é um procedimento obrigatório nos serviços de urgência e emergência (UPA e hospitais), reg...
19/02/2026 08h10
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

A classificação de risco no Sistema Único de Saúde (SUS) é um procedimento obrigatório nos serviços de urgência e emergência (UPA e hospitais), regulamentado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Resolução nº 661/2021). O objetivo é priorizar o atendimento baseado na gravidade clínica e no potencial de risco, e não mais por ordem de chegada.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista também segue a classificação de risco para organizar o fluxo, humanizar o acolhimento e priorizar quem mais precisa de atendimento na rede municipal de saúde, que é dividida em Atenção Primária (unidades de saúde), Atenção Especializada (Cemae, Caps, Cermerf, etc), Alta Complexidade (hospitais, clínicas de hemodiálise, oncológicas, tomografias, ressonâncias), Urgência e Emergências (Samu 192, hospitais).

O protocolo de classificação de risco utilizado na triagem, por meio das cores (azul, verde, amarelo, laranja e vermelho), define o tempo máximo de espera para cada nível de risco, do imediato (Vermelho) ao não urgente (Azul). O tempo de espera para os casos mais simples pode variar conforme as prioridades, a exemplo da gestante, idosos, entre outras situações

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Tabela de cores da classificação de risco

Vermelho (Emergência): Risco Iminente de Morte. Atendimento Imediato.
Laranja (Muito Urgente): Risco Grave. Atendimento em até 10 minutos.
Amarelo (Urgente): Risco Moderado. Atendimento em até 60 minutos.
Verde (Pouco Urgente): Baixa Gravidade. Atendimento em até 120 minutos (2h).
Azul (Não Urgente): Sem Urgência. Atendimento em até 240 minutos (4h).

Obs: O tempo de atendimento, principalmente nos casos menos urgentes, pode aumentar a depender das prioridades e de outros fatores.

Como funciona na prática:

O protocolo também organiza os encaminhamentos dos usuários nas unidades da rede municipal de saúde:

Azul e Verde: os usuários devem procurar as unidades de saúde localizadas na zona urbana e rural aptas a realizar este tipo atendimento.

Além dos funcionamento de segunda a sexta-feira, em horário comercial, a SMS mantém duas unidades de saúde (Admário Silva Santos e Régis Pacheco) com horário estendido de segunda a sexta- feira, das 18h às 22h.

No final de semana a porta aberta para Azul e Verde são os hospitais São Vicente de Paulo e Esaú Matos (crianças e adolescentes).

Amarelo, laranja e vermelho: acidentes, picadas de animais peçonhentos (cobras, escorpião, abelhas), queda com trauma, queimaduras, acidente vascular cerebral (AVC), parada cardiorrespiratória, parada cardíaca, entre outros casos graves, devem buscar imediatamente os hospitais: Esaú Matos (crianças e adolescentes), São Vicente, UPA 24h e Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Casos de queimaduras, picadas e fraturas são atendidos exclusivamente no HGVC.

Em caso de urgência com risco de morte, o paciente pode ser encaminhados para os hospitais via Samu 192 ou levado por acompanhante.