Saúde Piauí
Hospital Getúlio Vargas realizará primeira simulação realística de princípio de incêndio com órgãos de segurança do Piauí
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, no próximo dia 27 de fevereiro, a partir das 9h, uma simulação realística de princípio de incêndio, consid...
20/02/2026 12h25
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, no próximo dia 27 de fevereiro, a partir das 9h, uma simulação realística de princípio de incêndio, considerada a primeira do gênero no Estado do Piauí. A ação envolverá diversos órgãos das áreas de segurança pública, administração e trânsito, com o objetivo de testar protocolos e fortalecer a atuação integrada em situações de emergência.

Nesta sexta-feira (20), representantes das instituições envolvidas na simulação participaram de uma reunião preparatória. Segundo o coronel Rivelino de Moura, do Corpo de Bombeiros Militar, o encontro teve como foco o alinhamento entre os órgãos de segurança e saúde que atuarão na ação, garantindo maior eficiência na resposta a possíveis ocorrências reais.

“Este simulado representa um marco, sendo o primeiro do gênero no estado do Piauí. O objetivo é garantir a coordenação eficiente entre os órgãos envolvidos, visando a segurança da população piauiense e, em especial, dos usuários do HGV. Acreditamos que esta iniciativa contribuirá significativamente para aprimorar a capacidade de resposta em situações de desastres”, destacou o coronel.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom HGV

A coordenadora do Núcleo de Saúde do Trabalhador do HGV, Juliete Leal, explicou que o exercício será realizado de forma realística, utilizando a própria estrutura da unidade hospitalar.

“Esta simulação tem como objetivo fornecer uma ferramenta prática para aplicação em situações de emergência. Participarão brigadistas treinados em aulas teóricas, socorristas e colaboradores da instituição, que atuarão como pacientes durante o exercício”, explicou a enfermeira.

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, desta que reunião preparatória contribui para a organização do evento.

“Foi uma reunião de planejamento, dedicada à simulação de evacuação do HGV em caso de incêndio. O objetivo principal é planejar e organizar as ações a serem tomadas em situações de emergência. Essa iniciativa visa a prevenção e, simultaneamente, a instrução dos colaboradores sobre os procedimentos a serem seguidos em caso de sinistro, destaca a gestora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom HGV

Participam do simulado o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, a Polícia Militar do Piauí, a Secretaria de Estado da Administração do Piauí (Sead), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, a Guarda Civil Municipal de Teresina e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans). Além do diretor técnico do HGV, Thiago Diniz e a diretora Administrativa, Socorro Moura.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom HGV