Cidades Sorriso - MT
Sorriso registra 500 partos realizados na Maternidade Amor de Mãe
Sexta-feira, 8h40, 20 de fevereiro de 2026. O horário e a data celebram o nascimento de Davi Lucas, o 500º bebê a nascer na Maternidade Amor de Mãe...
20/02/2026 13h13
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT

Sexta-feira, 8h40, 20 de fevereiro de 2026. O horário e a data celebram o nascimento de Davi Lucas, o 500º bebê a nascer na Maternidade Amor de Mãe.  O filhinho do Jakson e da Évelyn Samara do Amaral Reis fez sua estreia no mundo pesando 3.465 quilos e medindo 49 centímetros, cheio de saúde e trazendo alegria para a família e com uma melodia suave, escolhida pela equipe médica, para ser recebido em um clima de acolhimento.

Para quem acompanhou de perto o nascimento, como a secretária da Família e da Mulher, Mara Fernandes, o momento foi carregado de ternura. “É sempre uma emoção muito boa receber um bebê no mundo”, diz.

O nascimento do Davi Lucas marcou como o número 500º parto realizado desde a abertura da Maternidade em 11 de agosto de 2025. Durante o período também foram feitos 300 ultrassons, mais de 3 mil consultas e 4 mil exames laboratoriais.  Secretário de Saúde, o médico Vanio Jordani, frisa que esses dados são muito mais do que números. “Simbolizam vidas, simbolizam cuidado e acolhimento”, destaca.

Jordani lembra que todas as gestantes são encaminhadas à Maternidade via Central de Regulação, garantindo prioridade às pacientes do Município. “Não é um serviço de portas abertas. O pré-natal segue sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde, com consultas e exames, e apenas a partir da 34ª semana a gestante passa a ser acompanhada também na Maternidade. Nosso objetivo é garantir qualidade técnica e um atendimento eficaz”, detalha.

Hoje a Maternidade conta com dois obstetras, um anestesista, pediatra e uma equipe multiprofissional, atuando em cada turno. Para garantir o atendimento o Município conta com um aporte federal de R$ 9 milhões para a primeira etapa do convênio do Município com o Instituto de Gestão Hospitalar e Assistência à Saúde do Estado de Mato Grosso (IGHASMAT), responsável pela execução dos serviços no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima. “Esse valor foi viabilizado pelo ministro Carlos Fávaro, a quem somos muito gratos”, acrescenta Jordani.

Além de partos e internações, o projeto prevê evolução gradativa para a implantação da UTI neonatal, fortalecendo a rede materno-infantil e tornando a unidade uma referência no Estado.

  • Texto: Claudia Lazarotto

    Fotos: Ney Douglas

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).