Educação Educação
Governo de SC fortalece ensino técnico com lançamento da Política de Educação Profissional e Tecnológica
Foto: Leo Munhoz/Secom GOVSCO governador Jorginho Mello, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), lançou a Política de Educação Profissi...
20/02/2026 14h48
Por: Redação Fonte: Secom SC

Foto: Leo Munhoz/Secom GOVSC

O governador Jorginho Mello, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), lançou a Política de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nesta sexta-feira, 20. Este é mais um grande passo da administração estadual para o fortalecimento do ensino técnico catarinense. Com a criação do Programa Catarinense Técnico (CaTec), houve um aumento de 150% das matrículas no ensino técnico, índice que deve ser ampliado com a oferta de 50 mil novas vagas neste ano, através do CaTec+.

A política foi articulada com o Plano Estadual de Educação (PEE/SC) com o objetivo de promover a formação técnica da juventude catarinense alinhada com as demandas do setor produtivo e desenvolver economicamente todas as regiões do estado. A construção da Política de Educação Profissional e Tecnológica para o Território Catarinense iniciou em 2025, com a realização de seminários presenciais e encontros online.

“Santa Catarina tem no ensino técnico um dos seus grandes diferenciais. Estamos ampliando oportunidades para que os jovens concluam a escola mais preparados, com formação prática e um diploma que abre portas no mercado de trabalho. Essa política é mais uma ação concreta para impulsionar o desenvolvimento do nosso estado”, afirma o governador Jorginho Mello.

Representantes das redes públicas e privadas de ensino profissional, de Associações, Federações e Conselhos Regionais de profissões, juntamente com representações das instituições ligadas ao setor produtivo catarinense participaram do debate. A política tem por finalidade estabelecer diretrizes para a oferta do ensino técnico alinhado com as demandas do mundo do trabalho, contribuindo com o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina.

“Essa política representa um avanço importante para fortalecer o ensino técnico em todas as regiões do estado. É um trabalho construído coletivamente, sob comando do nosso governador Jorginho Mello, com foco em preparar nossos estudantes para as demandas reais do mercado e garantir que saiam do ensino médio com mais oportunidades e perspectivas de futuro”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Durante a produção da política, diversas temáticas da educação profissional e tecnológica e a sua relação com o ensino médio foram debatidas, considerando as formas de oferta, as ações pedagógicas e a formação docente para a construção de um documento que norteará as diretrizes da política.

50 mil novas vagas em 2026

Para 2026, serão ofertadas 50 mil novas vagas em cursos técnicos nas escolas da rede pública estadual e em instituições parceiras. O objetivo é promover uma formação técnica de qualidade, integrada ao ensino médio e conectada às demandas do mercado de trabalho e ao desenvolvimento regional. Além disso, o fortalecimento do desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica propicia o estímulo à geração de emprego, à inovação e ao crescimento do estado.

“A ampliação da oferta de cursos técnicos representa um avanço significativo para a educação catarinense. Sob o comando do nosso governador Jorginho Mello, estamos preparando nossos estudantes para o futuro, com formação de qualidade, voltada às vocações regionais e às novas exigências do mundo do trabalho. Essa integração entre ensino, tecnologia e desenvolvimento é o caminho para fortalecer nossa economia e gerar mais oportunidades para os jovens de Santa Catarina”, destaca a secretária