As atividades da segunda edição da Residência Criativa para Jovens Protagonistas Comunitários iniciam no sábado (21/2), na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre. Com o objetivo de formar jovens capazes de liderar a própria jornada pessoal, acadêmica e profissional, a ação faz parte do projeto Crias, realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), através do RS Criativo, e pelo Programa RS Seguro, com foco nos territórios do RS Seguro COMunidade.
As aulas da Residência Criativa serão presenciais, com oficinas, rodas de conversa, desafios práticos e vivências criativas. A iniciativa visa desenvolver competências socioemocionais, criativas e empreendedoras, com foco no impacto social e comunitário, fortalecendo a autonomia dos líderes locais como agentes sociocriativos e estimulando o pensamento criativo para processos colaborativos.
Os encontros serão realizadas aos sábados e domingos, nos turnos da manhã e da tarde, sempre na CCMQ. A carga horária é de 40 horas, distribuídas em oito aulas até 15 de março, quando ocorrem o último encontro e o encerramento da ação. Neste sábado (21/2), na Sala Sérgio Napp 2, haverá um momento inicial – com acolhimento dos participantes e abertura da Residência – e a primeira aula.
Participarão dos encontros 25 jovens de 15 a 18 anos, selecionados em seis Centros da Juventude (CJ): CJs Restinga, Lomba do Pinheiro, Rubem Berta, Cruzeiro, Viamão e Alvorada. Eles são multiplicadores nos CJs, que integram o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Os participantes contarão com alimentação e ajuda de custo para transporte, a fim de facilitar seu acesso e permanência.
Projeto Crias
Concebido como uma jornada de expansão, criatividade e futuro, o projeto Crias conta com investimento total de R$ 300 mil e é executado pelo Impact Hub e pela Salto Inclusão Produtiva. Reúne, além da Residência Criativa, o Ciclo Empreendedor Criativo – Crias Negócios. Trata-se de uma iniciativa direcionada a jovens a partir de 18 anos, também moradores de áreas do RS Seguro COMunidade, que desejam estruturar, qualificar ou impulsionar seus empreendimentos no campo da indústria criativa.
O Ciclo Empreendedor Criativo oferece formação voltada à construção de planos de negócios, identificação de oportunidades e desenvolvimento de projetos com impacto social, conectando criatividade, cultura e sustentabilidade econômica. Também com carga horária de 40 horas, os oito encontros ocorrerão de 7 de março a 18 de abril, aos fins de semana. As inscrições seguem abertas até domingo (22/2).
Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom