Começou nesta terça-feira (9) e prossegue até sexta-feira (12) deste mês o curso de Formação em Segurança Socioeducativa, promovido pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). As aulas serão ministradas por agentes do Sistema Socieducativo do Maranhão.
Segundo a secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, é essencial que esses profissionais participem da capacitação para desenvolver o trabalho e enfrentar as situações que possam ocorrer.
“Os agentes terão simulações de problemas que eles poderão enfrentar, como por exemplo, aquele fato ocorrido na última sexta-feira da Paixão. Durante a capacitação serão preparados para reagir a eventuais questões de crise e conforme o estatuto da Criança e do Adolescente”, explicou a secretária.
A secretária declarou ainda que um dos principais motivos deste curso de capacitação é prevenir quaisquer fatos durante o trabalho dos agentes sem que haja nenhum dano aos adolescentes. “ A meta é saber como agir sem ferir o estatuto, porque lá não podem entrar. Porém, eles têm que ter como se defender também, porque podem ser vítimas em algum momento. Então, é saber se defender e saber agir com os meninos da forma da lei", complementa Regina Sousa.
De acordo com a diretora de Atendimento Socioeducativo, Cícera Andrade, o curso tem o objetivo de capacitar os profissionais em segurança protetiva, preventiva e interventiva. “É voltado para os agentes socioeducativos de internação e semiliberdade”.
O curso é uma parceria da Fundação da Criança e do Adolescente do Estado do Maranhão (Funac). As aulas serão ministradas pelo Coordenador Geral de Segurança e da Grande Ilha Socioeducativa, Alexandro Farias e do Coordenador Geral Regional de Segurança Socioeducativa, Stelius Sondré Pontes.
Um dos ministrantes da capacitação, Alexandro Farias, destacou a importância do evento, pois possibilita que sejam realizadas medidas de prevenção em segurança, bem como simulações envolvendo situações de conflitos. “Ao longo desses dias iremos ensinar aos agentes como utilizar algumas técnicas de segurança e defesa preventiva, todos os servidores são responsáveis pela segurança. Por isso é necessário intensificar as ações preventivas e de controle aos materiais”, afirmou o ministrante.
Para um dos participantes da capacitação, Thiago Nunes Oliveira, a expectativa é que sejam adquiridas novas técnicas de defesa e melhor maneira de convivência com os adolescentes. “Já que os ministrantes são de outro estado, esperamos aprender novas técnicas de segurança com as experiências deles”, revelou o agente.
Antes do curso, os agentes socioeducativos do Maranhão visitaram a sede da Sasc, no bairro Cabral, conversaram com a secretária Regina Sousa e equipe da Superintendência de Direitos Humanos e estiveram no Centro Educacional Masculino para conhecer o local e ver como é o trabalho dos agentes socioeducativos.