A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) promoveu, nesta sexta-feira, na Escola Fazendária, o evento "Café com Fé: Celebrando a Diversidade. A Interseção entre Identidade de Gênero, Orientação Sexual e Religiosidade nos Terreiros". Na roda de conversa, foi discutido o papel das pessoas LGBTQIA+ nos terreiros e a importância da diversidade.
A superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, Assunção Aguiar, destacou a importância dessa roda de conversa e da diversidade religiosa. "O nosso objetivo é trazer essas pautas para o debate. Muitos dos preconceitos manifestados em relação às religiões advêm da ausência de conhecimento, por isso fizemos essa roda de conversa, onde temos pessoas evangélicas, católicas, espíritas, candomblecistas, para promover esse diálogo", comentou a superintendente.
Assunção Aguiar falou ainda que o importante não é buscar somente a tolerância, mas o respeito e aceitação também e que as pessoas LBGTQIA+ nos terreiros têm um papel importante nesse objetivo, que é o respeito às diversidades.
A Mãe Dércia De Xangó, da Tenda Espírita Santa Sara de Kali, falou sobre a importância dessa pauta para a população conhecer os terreiros e as religiões de matrizes africanas. "Viemos hoje aqui nesse evento para discutir o racismo contra o nosso povo de terreiro, contra o nosso povo quilombola, contra o nosso povo LGBTQIA+. Estamos aqui para mostrar para toda a população quem somos. Nós abrimos nossos terreiros para que a população venha ter conhecimento do que é nosso povo de candomblé e de umbanda."
O Café com Fé contou com a presença de representantes da Secretaria das Relações Sociais (Seres), Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesapi) e Secretaria das Mulheres (Sempi).