A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realiza, nesta segunda-feira (29) e terça-feira (30), o curso de Capacitação da Proteção Social Especial para Profissionais de Referência que atuam na rede de apoio e acolhimento. O evento reuniu 205 pessoas de 38 municípios de dois territórios de desenvolvimento do Estado.
O objetivo é capacitar técnico de referência e conselheiros, buscando aprimorar sua prática no que se refere ao exercício das atribuições, contribuindo com o fortalecimento da rede de acolhimento para uma resposta eficiente e desburocratizada, por meio do atendimento qualificado às crianças, adolescentes e seus familiares.
Para a secretária da Sasc, Regina Sousa, as qualificações dos técnicos são importantes para que eles possam atender melhor às crianças e adolescentes do Piauí.
Já a superintendente da Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, destacou que o curso segue uma lógica realizada pela Escola dos Suas do Piauí, que é uma capacitação continuada nas mais diversas áreas. “Também estamos promovendo esse treinamento junto às Promotorias da Infância e da Juventude no interior do estado", comentou a superintendente.
O assessor técnico do Ministério Público Estadual, que é parceiro do evento,Claudeir Alcântara, também falou sobre a relevância do evento. "Essas capacitações são muito importantes porque melhoram e agilizam o atendimento de crianças e adolescentes nos municípios, além de garantir que eles tenham os seus direitos protegidos,’’ comentou Claudeir Alcântara.