Assistência Social Piauí
Equipe da Sasc visita Instituições de Longa Permanência em Fortaleza
Na oportunidade, tiveram trocas de experiências, acompanhamento das rotinas, conheceram o sistema de captação de recursos, organização administrati...
15/08/2024 15h01
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

Os coordenadores Venância Alves, da Vila do Ancião, em Teresina, e Silas Sales, do Abrigo São José, em Parnaíba, visitaram, nesta semana, o Abrigo de Idosos Olavo Bilac e o Lar Torres de Melo, instituições de Longa Permanência (ILPs) da cidade de Fortaleza-CE.  Na oportunidade, tiveram trocas de experiências, acompanhamento das rotinas, conheceram o sistema de captação de recursos, organização administrativa, entre outros serviços.

”Conhecer de perto Instituições de Longa Permanência em outros estados é um investimento necessário para melhorar a qualidade de vida dos idosos acolhidos nas Casas mantidas pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).  Nesse sentido, a Sasc tem permitido que nossos coordenadores agendem essas visitas”, explica a superintendente da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Segundo o coordenador Silas Sales, a Sasc está de parabéns pela iniciativa. “Durante a visita, fomos muito bem recepcionados e foi bastante significativa essa troca de experiências”, declara ele. Já a coordenadora da Vila do Ancião, Venância Alves, afirma que conhecer de perto outras realidades faz toda a diferença.

“A gente compreende melhor o funcionamento das nossas Casas, constatamos in loco  as dificuldades e avanços de outras instituições”, ressalta ela, acrescentando ser muito importante esse tipo de investimento que a Sasc está fazendo, pois ajuda a melhorar o trabalho que está sendo executando nas ILPs mantidas pelo Estado.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

No mês passado, os coordenadores Venância Alves e Silas Sales estiveram  conhecendo  algumas ILPs em Natal, no Rio Grande do Norte. Na ocasião, eles foram recebidos por uma equipe da Secretaria de Trabalho, de Habitação e de Assistência Social – SETHAS, que desenvolve ações junto à Política da Pessoa Idosa. “Tratamos sobre a execução de parcerias de apoio financeiro realizados nas ILPs de Natal, bem como o Fluxo de Acolhimento e Convênios”, explica a diretora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Maria da Cruz Oliveira, que esteve participando dessa viagem.